Acrismat propõe redução de ICMS do quilo do suíno
CI
Agronegócio

Acrismat propõe redução de ICMS do quilo do suíno

A proposta prevê a redução do ICMS sobre a venda do quilo do suíno vivo ou em carcaça para fora do estado de 12% para 3%
Por: -Sandra

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) protocolou, na última sexta-feira (25-05), um pedido de redução de alíquota de ICMS sobre a carne suína produzida no Estado. Esta seria uma solução momentânea para a séria crise que a suinocultura estadual enfrenta. A proposta prevê a redução do ICMS sobre a venda do quilo do suíno vivo ou em carcaça para fora do estado de 12% para 3%. O pedido foi encaminhado ao secretário de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), Valdir Teis.

De acordo com o documento o valor do ICMS praticado em Mato Grosso inibe as exportações e os investimentos no setor, que sofre com a pequena quantidade de frigoríficos habilitados a exportação.

Outro fator determinante para a apresentação da reivindicação é o preço pago pelo suíno vivo no mercado. O custo do quilo do suíno vivo em Mato Grosso gira em torno de R$ 1,50 enquanto o preço de venda não passa de R$ 1,30, desse modo os suinocultores mato-grossense acumulam prejuízos por seis meses seguidos.

União – O gerente administrativo da Acrismat, Custódio Rodrigues, se reuniu nessa segunda-feira com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Homero Pereira, para discutir a crise gerada pelo embargo russo a dez frigoríficos brasileiros, um deles o Frigorífico Intercoopde Mato Grosso, o único do Estado habilitado a exportação de carne suína. O encontro visa unir forças e buscar soluções para o impasse. O fim do embargo é esperado para os próximos dias. As informações são da assessoria de Imprensa Acrismat.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink