Acrissul sedia etapa do campeonato estadual de ranch sorting dia 22

Agronegócio

Acrissul sedia etapa do campeonato estadual de ranch sorting dia 22

Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, sediará a 1ª Prova Acrissul de Ranch Sorting,
Por:
520 acessos

Na próxima quinta-feira, 22 de dezembro, o Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, sedia a 1ª Prova Acrissul de Ranch Sorting, como a terceira etapa do 4º Campeonato Sul-mato-grossense de Ranch Sorting. As provas terão início a partir das 9 horas, seguindo por toda a quinta-feira e, à noite, haverá um jantar de confraternização e a entrega das premiações. A Acrissul construiu a única pista coberta para esta modalidade esportiva do Estado.

Para Jonatan Pereira Barbosa, presidente da Acrissul, esta é mais uma iniciativa da entidade no sentido de valorizar e estimular a prática dos esportes equestres, visando resgatar e consolidar as tradições do homem do campo.

Segundo Aparício Flores, um dos organizadores, a expectativa é que esta etapa bata um recorde de inscrição, com cerca de 200 participantes. Serão entregues em torno de R$ 15 mil em premiações. As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha) - www.abqm.com.br

A prova é classificatória para a etapa nacional de ranch sorting.

O ranch Sorting é a modalidade de esporte equestre que mais cresce em Mato Grosso do Sul. Baseia-se na prática pecuária de apartação de gado.  Já encantou o mundo country e tem cada vez mais adeptos em todo o Brasil. Conhecido por ser um esporte familiar, conquistou espaço nas competições e entre os criadores de Quarto de Milha. O esporte, inspirado nas atividades pecuárias, une a tradição e a diversão em família.

O Ranch Sorting surgiu nos Estados Unidos entre 2006 e 2007.  Funciona da seguinte forma: uma dupla precisa apartar dez cabeças de gado entre currais de forma ordenada.

As regras do Ranch Sorting

Dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, no outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.

No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for o 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2 . Quem ganha a prova é aquela dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo.

Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado. A prova é interrompida sem aproveitamento. Também pode ocorrer SAT pela violência desnecessária com os cavalos e o gado.

O gado é colocado em uma pista em formato de 8 com dimensões que variam de tamanho (entre 15 e 18 metros de diâmetro cada curral) e com uma abertura entre eles de 3,87 a 4,70m.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink