Agronegócio

ACSURS busca soluções junto ao ministro da Agricultura

Ministro se comprometeu em atender as demandas dentro do possível
Por:
1573 acessos

Promovido pelo deputado Jerônimo Goergen, a pedidos da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), um encontro com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no dia 25 de maio, teve como objetivo explanar os entraves que os setores suinícola e avícola está enfrentando desde o início do ano, causados, em especial, pela alta no preço do milho.

O presidente da ACSURS e Conselheiro de Relações com o Mercado da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Valdecir Luis Folador, apresentou a difícil realidade vivida pelos produtores gaúchos, que sofrem com a escassez do milho no mercado e com o alto custo de produção, e reforçou os pleitos apresentados pela ABCS em reunião com o ministro no dia 17 daquele mês.

Entre os pleitos destacam-se a isenção do PIS/COFINS para importação de milho e o aumento do limite de venda de milho balcão. Estas medidas já foram pleiteadas formalmente pela ABCS e continuarão sendo defendidas, na certeza de que irão trazer alívio aos produtores e permitir que os eles continuem na atividade. “O ministro se comprometeu em atender as demandas dentro do possível”, conta Folador, dizendo que Maggi confirmou a remoção de 160 mil toneladas de milho para atender o RS no período de até 60 dias. “Também serão revistas a prorrogação de dívidas e o aumento do volume de milho por suinocultor, que precisa ser de até 27 toneladas por produtor ao mês”, diz.

Participaram do encontro o vice-presidente da ACSURS, Mauro Gobbi; o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin; e o deputado Mauro Pereira.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink