CI

ACSURS busca soluções junto ao ministro da Agricultura

Ministro se comprometeu em atender as demandas dentro do possível


Promovido pelo deputado Jerônimo Goergen, a pedidos da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), um encontro com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no dia 25 de maio, teve como objetivo explanar os entraves que os setores suinícola e avícola está enfrentando desde o início do ano, causados, em especial, pela alta no preço do milho.

O presidente da ACSURS e Conselheiro de Relações com o Mercado da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Valdecir Luis Folador, apresentou a difícil realidade vivida pelos produtores gaúchos, que sofrem com a escassez do milho no mercado e com o alto custo de produção, e reforçou os pleitos apresentados pela ABCS em reunião com o ministro no dia 17 daquele mês.

Entre os pleitos destacam-se a isenção do PIS/COFINS para importação de milho e o aumento do limite de venda de milho balcão. Estas medidas já foram pleiteadas formalmente pela ABCS e continuarão sendo defendidas, na certeza de que irão trazer alívio aos produtores e permitir que os eles continuem na atividade. “O ministro se comprometeu em atender as demandas dentro do possível”, conta Folador, dizendo que Maggi confirmou a remoção de 160 mil toneladas de milho para atender o RS no período de até 60 dias. “Também serão revistas a prorrogação de dívidas e o aumento do volume de milho por suinocultor, que precisa ser de até 27 toneladas por produtor ao mês”, diz.

Participaram do encontro o vice-presidente da ACSURS, Mauro Gobbi; o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin; e o deputado Mauro Pereira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.