CI

Acsurs conta com novo Diretor Técnico

Jean Fontana substitui Gilberto Moacir da Silva, que trabalhou durante mais de três décadas pelos suinocultores gaúchos

Jean Fontana substitui Gilberto Moacir da Silva, que trabalhou durante mais de três décadas pelos suinocultores gaúchos

Desde o dia 1º de fevereiro, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul - Acsurs, com sede em Estrela, conta com um novo Diretor Técnico. Jean Marcelo Fontana, que também é Conselheiro Fiscal da entidade, assumiu o cargo, substituindo, assim, o ex-Diretor Técnico e ex-presidente da Acsurs, Gilberto Moacir da Silva.


Jean Fontana formou-se em 2002 na Universidade Luterana do Brasil - Ulbra, de Canoas, em Medicina Veterinária. Posteriormente, em 2010, formou-se no curso de Suinocultura Industrial pelo Instituto Didatus, de Curitiba/PR, e, atualmente, é Consultor do Senar, atuando, também, em ações e cursos do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura - PNDS.

Atualmente, Jean também trabalha nas granjas de suínos de sua família, em Charrua, sendo uma multiplicadora de genética (com 600 matrizes) e outra unidade produtora de leitões - UPL (com 1.200 matrizes). Além disso, também presta consultoria para uma granja de ciclo completo (com 350 matrizes), em Sananduva.

Fontana conta com experiências de formação internacionais em seu currículo, pois participou de 2 simpósios nos EUA, quais sejam: 26° e 27° Simpósio Internacional Anual Sobre Saúde Animal e Nutrição da Alltech, realizados em maio de 2010 e maio de 2011, respectivamente, e, também, de um Workshop sobre Fabricação de Rações: o Feed Manufacturing Workshop, realizado em 19/05/2011, na NC State University.

Gilberto Moacir da Silva - um entusiasta da suinocultura

Enquanto Jean está ingressando no cargo, quem o deixa é Gilberto Moacir da Silva, que lutou e defendeu os interesses dos suinocultores durante 37 anos, junto à Acsurs. Confira, a seguir, um pouco de seu trabalho desenvolvido nestas mais de três décadas junto à entidade.

Em 1970, Gilberto formou-se na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alguns anos depois, em 1975, ingressou na Acsurs, como associado. Logo após, iniciou suas atividades como Inspetor, atendendo granjas da região do Vale do Taquari. Posteriormente, também atuou como jurado em exposições e feiras, passando por diversas categorias no quadro de jurados, sendo, atualmente, jurado internacional.


No final da década de 80, assumiu a direção da Central de Inseminação Artificial (Cias) da Acsurs. Já em 1999, assumiu seu primeiro mandato como Presidente da entidade, cargo que exerceu por um período de 6 anos (3 gestões). Segundo Gilberto, os fatos mais marcantes vívidos durante sua trajetória na Acsurs, foram a realização de feiras e exposições em diversas regiões do RS, fato que na época difundiu em larga escala a genética suína (décadas de 80 e 90).

Além disso, a realização de diversas Expointer, atuando como coordenador da ACSURS e do Pavilhão de Suínos também marcaram sua atuação na entidade. A difusão da genética suína, através do seu trabalho dentro da Central de Inseminação Artificial, também lhe trás boas lembranças, principalmente por ter contribuído para a melhoria do rebanho suinícola gaúcho. A posição firma mantida pela Acsurs, no ano de 1999, em prol da realização da Expointer, foi outro momento importante, destaca Gilberto.

A participação efetiva nos eventos sanitários que já foram realizados no RS, também marcaram sua atuação na Acsurs. Por fim, o ex-Superintendente do Registro Genealógico de Suínos do RS destaca como ápice de sua trajetória dentro da entidade e na defesa dos suinocultores gaúchos, o ano de 1999, quando foi eleito pela primeira vez Presidente da entidade.

"Trabalhar com muita dedicação, tendo como principal objetivo a melhoria socioeconômica do suinocultor, foi o que regrou a minha caminhada junto à Associação. Ao encerrar minha atividade profissional na entidade, só me resta agradecer a todos que estiveram ao meu lado, contribuindo para atingir os objetivos", expõe Gilberto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.