CI

Açúcar é a melhor aposta para setor

No acumulado do mês, a variação foi positiva, registrando 24% de alta


O mercado de açúcar anda mesmo em alta. No acumulado do mês, a variação foi positiva, registrando 24% de alta. O vencimento março/2011 fechou com valorização semanal de 118 pontos, em 24,42 centavos de dólar por libra-peso. Os demais vencimentos oscilaram positivamente entre 5 e 22 dólares por tonelada.

"O açúcar para entrega em NY, nos meses de vencimento da próxima safra, liquida na média R$ 36,05 por saca posto usina. Compare isso com o custo médio de R$ 27,15 por saca, que foi apurado pela Archer. O retorno médio do período, sem custo financeiro, é de 32,8%", explica Arnaldo Luiz Corrêa, diretor da Archer Consulting.

Muitos falam em redução na disponibilidade de cana para a safra 2011/2012. "Acreditamos que para atender a demanda de etanol no mercado interno e de açúcar aqui e lá fora, a próxima safra deva crescer 55 milhões toneladas. Ninguém acredita que podemos crescer isso. Fala-se cada vez mais em redução da safra e em início mais tardio da moagem na safra 2011/2012", acrescenta ele.

Para Arnaldo, esses 55 milhões de toneladas necessárias que não estarão disponíveis vão provocar a disputa entre açúcar e cana, pendendo evidentemente para o primeiro porque remunera melhor. Voltam à mesa, portanto, as renegociações de contratos de entrega de açúcar para a próxima safra. "Isso porque, menor cana para o próximo ano, joga para baixo as expectativas de volume de produção otimistas de muitas usinas, que elevaram suas previsões e tomaram empréstimo baseado nelas. Não vão produzir o que esperavam e terão que renegociar volumes e prazos", acredita Arnaldo.

As informações são da assessoria de imprensa da Archer Consulting.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.