Açúcar e álcool continuam garantindo emprego na indústria de SP
CI
Agronegócio

Açúcar e álcool continuam garantindo emprego na indústria de SP

Das 36 mil vagas abertas no mês, 30 mil foram contabilizadas pelo setor sucroalcooleiro
Por:

A produção de açúcar e álcool continuou a responder, em fevereiro, pela maior parte dos empregos gerados na indústria paulista de transformação. Das 36 mil vagas abertas no mês, 30 mil foram contabilizadas pelo setor sucroalcooleiro, que está em plena fase de plantio.

O indicador, divulgado nesta quinta-feira (08-03) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apontou uma expressiva elevação de 1,04% no emprego industrial e foi maior até do que fevereiro de 2004 (alta de 0,87%), ano de destaque para a criação de vagas na indústria.

Mesmo assim, Paulo Francini, diretor do Departamento de Economia da Fiesp, acredita que os cenários, em cada um desses anos, foram muito distintos. "Além de as metodologias serem diferentes, em 2007 é o setor sucroalcooleiro que vem crescendo, enquanto em 2004 toda a cadeia foi bem", afirmou.

Francini destaca ainda que o setor de álcool e açúcar gera muitos empregos, mas sua produção é, sobretudo, agrícola. Portanto, excluindo o desempenho desse segmento, o nível de emprego industrial em São Paulo continua sem vigor nos demais segmentos. "O juro e o câmbio continuam trazendo danos à indústria de transformação paulista", apontou o diretor.

Embora o emprego no setor de Máquinas e Equipamentos tenha apurado um aumento de 1,36% em fevereiro, com elevação acumulada de 2,86% no ano, Francini destaca que há na Fiesp a percepção de que esse maquinário está sendo destinado para melhoria de processos e não para aumento de produção. "É uma destinação de investimento defensivo, para reduzir custo e se defender da concorrência", concluiu.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink