Agronegócio

Adapec -TO debate padronização nos locais que realizam exames de brucelose

A Agência de Defesa Agropecuária-Adapec- promoverá uma reunião com os seus supervisores técnicos da área animal, hoje, quarta-feira, (25)
Por: -Dinalva Martins
1580 acessos
A Agência de Defesa Agropecuária-Adapec- promoverá uma reunião com os seus supervisores técnicos da área animal, nesta quarta-feira, 25, para discutir a padronização da fiscalização nas salas de testes que realizam diagnósticos para brucelose.  No período da manhã, o treinamento prático será realizado sala de teste, localizada na loja agropecuária Casa do Produtor. Já no período da tarde às discussões seguem na sede da Agência, em Palmas.


Em todo o Estado há 59 médicos veterinários habilitados a realizarem os exames em suas respectivas unidades. Cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa em parceria com a Adapec supervisionar anualmente os locais em funcionamento.

 Entre as exigências impostas estão à qualidade das salas de testes para realização dos exames, biosseguridade, recursos materiais, registros e controles, entre outros. “Harmonizar os procedimentos é uma forma de dar mais eficiência e eficácia nos resultados diagnósticos e, mais segurança ao produtor rural que recorre ao serviço”, disse a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PECEBT, Regina Barbosa.


 A Adapec contará com oito supervisores para realizarem esta ação. Depois disto, eles terão de fazer um relatório final que será encaminhado a Superintendência Federal da Agricultura-SFA. No local que estiver em inconformidade com a Lei, poderá ter sua atividade suspensa e o médico veterinário responsável ficará impedido de realizar os exames, até regularizar a situação.

O serviço oficial é proibido de realizar os exames, salvo em caso específicos, a exemplo do inquérito soroepidemiológico. Mas, se o produtor precisar de informações para saber a quem solicitar o exame, basta buscar informações nas unidades da Adapec, que informará os médicos veterinários aptos a sua realização. 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink