Adapec apreende em Paraíso/TO vacinas impróprias para utilização

Agronegócio

Adapec apreende em Paraíso/TO vacinas impróprias para utilização

Mais de seis mil doses de vacinas foram apreendidas na tarde dessa terça-feira
Por:
420 acessos

Inspetores agropecuários da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – estão intensificando nesta semana as ações de fiscalização nas lojas agropecuárias de Paraíso, cidade localizada a 60 km de Palmas, região Central do Estado. Na tarde dessa terça-feira, mais de seis mil doses de vacinas foram apreendidas por estarem impróprias para a utilização. O material deve ser destruído no aterro sanitário da cidade nos próximos 30 dias.

O médico veterinário da Adapec, Júlio César Magalhães, explica que enquanto a Legislação Federal determina que os produtos fiquem armazenados entre 2ºC e 8ºC para a completa eficácia da vacina, o material encontrado em Paraíso estava estocado com temperatura máxima de 24,9ºC e mínima de - 17.9°C. “Dentre o material apreendido, estavam vacinas de diversos tipos, entre elas raiva, febre aftosa e brucelose”, explica.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, lembra que tanto na parte vegetal quanto animal, os proprietários de lojas devem cumprir todas as normas previstas em lei, caso contrário podem ter seus produtos apreendidos, receber multas e até mesmo ter seus estabelecimentos interditados, ficando impedidos de comercializar. “Ações como esta resguardam a defesa animal, já que, por exemplo, uma vacina imprópria pode colocar a saúde do rebanho em risco”, comenta.

A operação de auditoria em Casas Agropecuárias segue até o final da semana na cidade de Paraíso e depois seguirá por municípios da região. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink