CI

Adapec descentraliza ações de inspeção de produtos de origem animal

Acontecerá a partir desta segunda-feira, o Curso de Inspeção Animal: Carnes, Leites e Derivados, que treinará cerca de 40 médicos veterinários para o trabalho


A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária está implantando um novo modelo descentralizado de inspeção sanitária industrial de produtos de origem animal no Tocantins. Para tanto, acontecerá a partir desta segunda-feira (13-08), o "Curso de Inspeção Animal: Carnes, Leites e Derivados", que treinará cerca de 40 médicos veterinários para o trabalho. O evento será realizado na Câmara Municipal de Paraíso, a 63 km de Palmas.

Segundo o chefe do Núcleo de Carnes e Derivados da Adapec, César Homero Bucar, depois do curso os 40 médicos veterinários estarão aptos a inspecionar frigoríficos, laticínios, estabelecimentos processadores de mel, de ovos e de pescado, além de fábricas de lingüiça. "São de responsabilidade da Adapec, os estabelecimentos que realizam comércio de Produtos de Origem Animal entre municípios. As condições do estabelecimento, produto e sistemas de controle de produtos, matérias-primas, processamento e distribuição são inspecionados", explica o gerente, completando que um dos objetivos é preservar a saúde do consumidor.

No curso, que se estende até a próxima segunda-feira, dia 20, os médicos veterinários assistirão à aulas teóricas sobre legislação, abordagem técnica, instalação e equipamentos industriais. Além disso, os profissionais participarão de visitas técnicas aos estabelecimentos lácteos e frigoríficos.

De acordo com a chefe do Núcleo de Leite, Elisângela Muniz, no curso os médicos veterinários também serão preparados para atuar, atendendo as normas do Suasa - Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, implantado pelo Governo Federal em todo o País.

"Ampliando a equipe de inspeção, a Agência trabalhará ainda mais pela qualidade dos alimentos de origem animal consumidos pela população tocantinense", comentou o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, acrescentando que o curso faz parte do plano de capacitação dos servidores e descentralização das ações da Agência. As informações são da assessoria de imprensa da Adapec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.