CI

Adapec encerra atividades na Agrotins com mais de dois mil atendimentos

Durante os cinco dias, a Adapec apresentou uma série de atividades



A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec encerrou no sábado, 11 de maio, suas atividades na XIII edição da Agrotins, com um número recorde de mais de dois mil atendimentos.

Durante os cinco dias, a Adapec apresentou uma série de atividades como palestras, reuniões técnicas, demonstrações da cadeia produtiva animal, serviços laboratoriais, informações técnicas no estande institucional, distribuição de materiais educativos: cartilhas e folderes explicativos sobre a prevenção e combate a doenças e pragas, que acometem os animais e vegetais.


Os serviços oferecidos atenderam diversos públicos entre, estudantes, produtores rurais, profissionais da área agrária e veterinária, pesquisadores e a comunidade em geral.

Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, estes números provam que a agência vem trabalhando no caminho certo, levando aos produtores rurais informações importantes para o controle e defesa sanitária. “A Agrotins nos proporcionou uma oportunidade de fazermos uma educação sanitária de qualidade, por meio das demonstrações da cadeia produtiva animal, do laboratório, das palestras, reuniões técnicas e das informações prestadados ao público pelos nossos servidores.”

Durante a realização da feira, os produtores rurais tocantinense ganharam mais uma ferramenta no combate a brucelose. É que foi assinada uma portaria que torna obrigatória o uso da vacina RB 51, indicada para fêmeas acima de oito meses. Isso possibilitará um controle maior no combate e na erradicação desta doença.

Um dos pontos mais visitados na feira foi a trilha da cadeia produtiva animal, onde a Adapec apresentou aos estudantes de 15 escolas e à comunidade, todo o processo da cadeia produtiva de forma dinâmica e lúdica. Segundo a diretora de Educação Sanitária, Leila Cristina Goulart Damacena Pessoa, o espaço proporcionou um conhecimento aos visitantes sobre as ações executadas pela Agência em toda cadeia de produção que inclui desde a educação sanitária, o cuidado com o manejo animal até que este produto chegue à mesa do consumidor.

Já no estande institucional, um dos destaques foi o LAAG – Laboratório Agropecuário da Adapec, lá os visitantes receberam informações e poderam manusear lâminas com os resultados, conhecer como são feitos os exames, além de saber como é, e qual a forma correta de enviar amostras ao laboratório.

O produtor rural Valdeci de Sá do município de Lagoa da Confusão, cultiva arroz irrigado e cria bovinos em sua propriedade e destacou que ficou impressionado com a movimentação da feira este ano, segundo ele, as informações recebidas tanto no estande da Adapec, quanto nos demais, serviu para abrir ainda mais sua visão sobre o agronegócio.


Diversas autoridades e empresários visitaram o estande, entre eles, O governador Siqueira Campos, o secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos e o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, que reforçaram o compromisso com o serviço de defesa agropecuária do Estado.

Dados

Os números de atedimentos por setores ficaram assim: na trilha da cadeia produtiva animal foram atendidos 1200 estudantes e cerca de 200 pessoas da comunidade, no estande institucional 600 atendimentos e nas palestras e reuniões voltadas para públicos direcionados, participaram 150 pessoas.

Fiscalização

A Adapec também realizou durante o evento, a fiscalização volante para verificar os atestados de anemia equina, no caso dos cavalos, brucelose e tuberculose, no caso de bovinos, além de exigir atestado de sanidade para ovinos e caprinos, além do controle da Guia de Trânsito Animal.

Números da Agrotins

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, anunciou números prévios da Agrotins, informando que até a manhã deste sábado a feira já tinha ultrapassado a movimentação financeira de 400 milhões de reais em volume de negócios e com a visita de mais de 75 mil pessoas até ontem, 10 de maio. Segundo ele, o número de visitantes ultrapassará os 80 mil.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.