CI

Adapec promove ação contra raiva em cinco municípios do Estado

As ações de controle da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) não param


As ações de controle da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) não param. As equipes iniciam nesta terça-feira, 4, a captura de morcegos hematófagos, cadastramento e monitoramento de abrigos dessa espécie, pelo município de Pedro Afonso. A previsão é contemplar até terça-feira, 11, os municípios de Recursolândia, Tocantínia, Santa Maria e Centenário.

No Tocantins, em 2015 foram registrados 48 focos de raiva em herbívoros, já em 2016, foram registrados 43 focos da doença. Para atender a demanda, as ações das equipes são ininterruptas, em regime de escala, promovendo educação sanitária e atendendo as notificações dos produtores rurais em todo o Estado. “O atendimento a notificação dos produtores rurais é feito de forma gratuita, consiste em examinar o animal na propriedade rural, coletar o material e encaminhá-lo para o laboratório”, ressalta a vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca. 

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec, José Emerson Cavalcante, explica que a captura e o controle populacional do morcego hematófago é necessária, já que é considerado o maior transmissor da raiva na zona rural. “Essa espécie se alimenta exclusivamente de sangue. Por isso, os produtores devem ficar atentos se há marcas de sangue nos animais, principalmente no pescoço e na calda, pra notificarem a Adapec. A raiva não tem cura e pode ser transmitida ao homem”, disse.

De acordo com o inspetor agropecuário da Adapec, José Veloso, as equipes estarão na região durante toda a semana, concentrando todas as ações no município que demandar mais tempo. “É um trabalho de investigação, só finalizamos quando esgotamos todas as possibilidades. É importante ressaltar que, o controle populacional é feito apenas nos morcegos hematófagos, as outras espécies de morcegos são inofensivos do ponto de vista da epidemiologia da Raiva, e importantes disseminadores de sementes e controladores de pragas (insetos), entre outras funções”, explica José Veloso.

Vale lembrar que, qualquer sintomatologia nervosa no animal, o produtor rural deve procurar imediatamente a Adapec, para que os técnicos se dirijam imediatamente a propriedade rural para averiguações. Caso necessário, é realizada ainda a captura de morcegos hematófagos. Mais informações também podem ser adquiridas pelo Disque Defesa no 0800 63 11 22. 

Vacinação 

Desde 2015, a vacinação contra a raiva passou a ser obrigatória em sete municípios do Tocantins. A campanha ocorre anualmente no mês de novembro, indicada para todos os herbívoros, indiferente da faixa etária. Nos casos dos animais que receberam a dose pela primeira vez (primovacinados), é necessária uma revacinação com 30 dias.

Os municípios onde a vacinação é obrigatória: Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Colinas do Tocantins, Bandeirantes e Palmeirante. Para o restante do Estado, os produtores rurais podem vacinar em qualquer época do ano.

Fotos: José Veloso

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.