CI

Adapec realiza curso para formação de auxiliar de vacinador contra brucelose

A Adapec em parceria com o Senar oferecerá mais um curso gratuito para formação de agentes de vacinadores contra brucelose


A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferecerá mais um curso gratuito para formação de agentes de vacinadores contra brucelose, entre os dias 15 e 16 de dezembro, em Palmas. O objetivo é capacitar pessoal para atender as demandas dos produtores rurais do Estado, uma vez que a vacinação contra brucelose só deve ser aplicada por um médico veterinário credenciado na Adapec ou por um auxiliar de vacinação, capacitado, sob sua responsabilidade. 
 
Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o treinamento é um reforço para defesa sanitária animal do Estado, pois qualifica os agentes colaborando para o aumento das coberturas vacinais e a prevenção de doenças. “É uma contribuição grandiosa, para que em cada semestre o Tocantins alcance excelentes índices de vacinação contra a doença”, ressalta.
 
O instrutor e inspetor agropecuário da Adapec, Sérgio Liocadio, explica que abordará as técnicas de vacinação, conservação e transportes das vacinas, legislação, sintomas da doença, formas de transmissão, além de mostrar na prática, a vacinação no animal e como é feita a marcação. “A vacina é altamente contagiosa, o cuidado deve ser redobrado, pois é composta por micro-organismos vivos”, destaca. O treinamento contará com aula teórica no auditório do Senar e prática na Fazenda São José.
 
O auxiliar treinado, após receber o certificado, poderá procurar um médico veterinário da iniciativa privada para cadastrá-lo, com isso, estará apto a exercer a função de auxiliar de vacinação. Esse treinamento tem sido realizado em diferentes regiões do Estado, quem se interessar em participar basta procurar a Adapec do seu município e fazer a sua inscrição.
 
Brucelose 
A Brucelose é uma doença infecciosa grave, causada por uma bactéria que ataca bovinos, bubalinos (búfalos), suínos, caprinos, ovinos, caninos e pode ser transmitida ao homem. São alvos da vacinação contra a brucelose as fêmeas, bovinas e bubalinas, com idade entre três e oito meses. 
 
Campanha
No primeiro semestre deste ano, o Tocantins bateu um novo recorde de vacinação contra a brucelose, vacinando 95,11% das bezerras bovídeas (bovinas e bubalinas). Os dados são referentes ao período de janeiro a junho de 2016. Ao todo, foram vacinadas 503.204 bezerras bovinas e 518 bubalinas, entre três e oito meses de idade.  
 
A segunda etapa da campanha, realizada no do segundo semestre, finaliza no dia 31 de dezembro. O produtor rural terá até o dia 10 de janeiro para comprovar o ato na Adapec. Vale lembrar que a vacinação contra brucelose é obrigatória.

Foto: Simara Cavalcante

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.