CI

Adiantada, colheita de soja do Brasil avança para 19% da área, diz AgRural

Os trabalhos seguem à frente dos 6 por cento observados tanto no ano passado quanto na média de cinco anos


A colheita da safra de soja 2018/19 do Brasil, maior exportador global da oleaginosa, avançou para 19 por cento da área cultivada até a última quinta-feira, ante 13 por cento uma semana antes, informou a consultoria AgRural nesta segunda-feira.

Os trabalhos seguem à frente dos 6 por cento observados tanto no ano passado quanto na média de cinco anos.

“Os trabalhos poderiam ter avançado ainda mais rapidamente, não fosse o retorno das chuvas a Mato Grosso após um período de tempo mais seco. Mesmo assim, as colheitadeiras já passaram por 40 por cento da área de soja do Estado”, afirmou a consultoria em relatório semanal.

No Paraná, 25 por cento da área está colhida, acrescentou a AgRural, que já adiantou que revisará para baixo sua estimativa de produção nacional em 2018/19, atualmente em 116,9 milhões de toneladas.

Com os trabalhos de colheita avançados, a exportação de soja do Brasil neste mês deverá ser forte, com 6 milhões de toneladas estimadas pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), ante 2,3 milhões em janeiro.

PLANTIO DE MILHO
Seguem os dados da AgRural, o plantio do milho segunda safra também está adiantado, à medida que a colheita de soja se encontra bem à frente da média histórica.

Até a última quinta-feira, 24 por cento da área estimada para o plantio da “safrinha” na região centro-sul do Brasil estava semeada, contra 15 por cento uma semana antes e 11 por cento no ano passado e na média de cinco anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.