CI

ADM contrata Ferronorte para o transporte de soja


A Archer Daniels Midland-ADM, processadora de grãos dos Estados Unidos, contratou a operadora brasileira de ferrovias Ferronorte para exportar 18 milhões de toneladas de carga, principalmente soja, nos próximos dez anos, divulgou uma porta-voz da Ferronorte.

Segundo o contrato, a operadora do Brasil transportará cargas entre Araguaia, Alto Taquari e Chapadão do Sul, seus terminais na região Centro-Oeste, a principal produtora de soja do País, e o porto de Santos, maior da América do Sul.

O transporte ferroviário, controlado pela Brasil Ferrovias, que atualmente luta contra dívidas pesadas, foi vital para a expansão da produção de soja na região Centro-Oeste, nos estados de Mato Grosso, que é principal produtor do Brasil, e Mato Grosso do Sul.

Como resultado dessa expansão, estima-se que o Brasil supere os Estados Unidos como maior país exportador de soja em 2004. A próxima safra 2003/04 vai render 60 milhões de toneladas, acima dos 52 milhões de toneladas no ano passado, divulgou o Departamento de Agricultura dos EUA (Usda).

A Ferronorte informou que o acordo reflete a competitividade da logística oferecida pela empresa e a confiança do mercado em sua capacidade de reestruturar as dívidas. A Ferronorte transportou para o porto 5,5 milhões de toneladas de soja e produtos derivados de soja para exportação em 2003, e espera que essa cifra avance 30% em 2004.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.