CI

Adolescente morre de gripe aviária na Indonésia

Um menino de 14 anos tornou-se a primeira vítima fatal de gripe aviária de 2007 na Indonésia


Um menino de 14 anos tornou-se a primeira vítima fatal de gripe aviária de 2007 na Indonésia - ano em que o governo do país anunciou ter como meta erradicar a doença entre seres humanos. O adolescente morreu quatro dias depois de hospitalizado por sintomas da doença.

Os temores em relação à gripe aviária aumentaram na região depois que a China registrou o primeiro caso de gripe aviária em humanos no país em vários meses e o Vietnã teve seu primeiro surto entre aves em um ano. Ainda não há evidências de que o vírus possa ser transmitido facilmente entre seres humanos.

Médicos disseram que galinhas morreram recentemente na área onde o adolescente vivia, sugerindo que ele pode ter tido contato com aves infectadas.

Vírus "oculto"

Na quarta-feira, a China anunciou seu primeiro caso de gripe aviária em seres humanos em seis meses, mas disse que a vítima se recuperou plenamente. Entretanto, não foi registrado um surto do vírus entre aves na área onde o agricultor vivia, levantando questões sobre como ele contraiu a doença e despertando temores de que ela está circulando entre aves sem ser detectada.

"Na China, o desafio agora é identificar onde este vírus está se escondendo e como ele está circulando", disse Henk Bekedam, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China, à agência de notícias Reuters. O Vietnã, por sua vez, sacrificou milhares de aves depois de um novo surto da doença em dezembro.

O país ficou livre da gripe aviária entre humanos e aves por um ano, graças ao sacrifício em massa de animais e à vacinação. Mas, com a queda de temperaturas no inverno no hemisfério norte, quando o vírus sobrevive por mais tempo, especialistas dizem que há um maior risco de a doença passar para humanos.

De acordo com a OMS, a doença matou mais de 150 pessoas desde que começou a atingir avícolas asiáticas no final de 2003, e levou ao sacrifício de milhões de aves. Há temores de que o vírus possa sofrer uma mutação que facilitaria sua transmissão entre seres humanos, mas até agora a grande maioria dos casos foi identificada como originária de contato de pessoas com aves infectadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.