CI

Adriana Ricci fala sobre a Rio+20 e o dia Mundial do Meio Ambiente

Confira entrevista com Adriana Ricci, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Bayer CropScience no Brasil


Adriana Ricci, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Bayer CropScience no Brasil, fala sobre o dia Mundial do Meio Ambiente e da grande mobilização para Rio+20

O mês de junho foi marcado pelo dia Mundial do Meio Ambiente e pela grande mobilização para Rio+20, com o desenvolvimento sustentável em pauta e discutido por diversos setores da sociedade. A Bayer CropScience acredita que não existe uma única solução para enfrentar os desafios na implementação da agricultura sustentável e que o tripé da sustentabilidade é chave neste processo. Confira a seguir a entrevista com a Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Bayer CropScience no Brasil, Adriana Ricci.

Como a Bayer CropScience trabalha o conceito de desenvolvimento sustentável?
 
A sustentabilidade é parte integrante de nossos negócios, com a missão de gerar valor aos clientes e para toda a cadeia produtiva. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável da agricultura é o único caminho para a superação dos grandes desafios mundiais como o crescimento demográfico, a alta demanda por alimentos e energia, a escassez de recursos naturais e as mudanças climáticas. Neste contexto, nossas ações estão embasadas em quatro grandes pilares: Nutrição Saudável e Segura (foco no abastecimento da sociedade, com alimentos saudáveis, frescos e seguros); Excelência na Gestão Responsável dos Produtos – Stewardship (utilização segura, tecnologia de aplicação ou destinação correta de embalagens vazias de produtos fitossanitários); Gestão de Recursos Naturais (contribuição ativa para o uso responsável dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade); e Responsabilidade Social Corporativa (capacitação e apoio às comunidades rurais para que alcancem sua autossuficiência, combatendo à pobreza).

De que forma a Bayer CropScience contribui para o tripé econômico, social e ambiental que norteia o desenvolvimento sustentável?
 
Reconhecemos que a prosperidade só é possível, por meio de um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável, pelo qual se mantém o equilíbrio adequado da economia, da sociedade e do meio ambiente.

No âmbito econômico, buscamos oferecer soluções para proteção dos cultivos e melhoria da produtividade agrícola, reduzindo perdas e aumentando a eficiência no campo. Investimos constantemente em pesquisas e novas tecnologias, sendo que o nosso portfólio inclui produtos para proteção de cultivos (inseticidas, fungicidas e herbicidas); biotecnologia e traits (sementes convencionais, de hortaliças e transgênicas); e de saúde ambiental (controle de pragas domésticas, preservando a saúde e higiene públicas). O Food Chain Partnership é um programa global da empresa e é realizado no Brasil, por meio de parcerias estabelecidas com empresas como Vinícola Salton, Guarani, Raízen para viabilizar a qualidade da produção agrícola, atuando em toda a cadeia de valor, abrindo novos mercados e aumentando assim a rentabilidade dos agricultores participantes.

Quando se trata de respeito ao meio ambiente, incentivamos a cadeia produtiva a preservar a biodiversidade; utilizar de maneira racional os recursos naturais; realizar uma gestão sustentável do solo; e proteger o ecossistema por meio do manejo integrado de culturas e adoção de boas práticas agrícolas.

Na questão social, somos comprometidos em fornecer soluções para atender a demanda global por uma produção de alimentos diversificada, de alta qualidade, saudáveis e seguros. Além disso, apoiamos a capacitação de comunidades rurais, fomentando a autossuficiência e auxiliando no combate à pobreza, assim como promovemos treinamentos aos trabalhadores rurais para o uso seguro de produtos fitossanitários.

Como a empresa atua no Brasil quando o assunto é desenvolvimento sustentável?

No Brasil, uma das regiões com maior potencial agrícola globalmente, a Bayer CropScience mantém mais de 40 projetos de desenvolvimento sustentável, o que proporciona vantagem competitiva e agrega valor ao negócio da cadeia produtiva. Anualmente, produtores e distribuidores de produtos fitossanitários são capacitados, recebendo treinamentos sobre manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas; uso seguro de produtos e adoção de boas práticas agrícolas.

A empresa também auxilia os agricultores no cumprimento das normas de certificação internacional de cultivos. O programa Valore incentiva os produtores a se adequarem às certificações como Fair Trade<>, Bonsucro e GlobalGap.

Os vários projetos de Food Chain Partnership no Brasil auxiliam na integração das cadeias produtivas, viabilizam melhor acesso ao mercado e possibilitam mais rentabilidade aos agricultores. Um bom exemplo é o Mais Qualidade, que ajuda a incrementar a produtividade de mais de 570 produtores brasileiros que trabalham com abacaxi, melão e uva de mesa. Vale ressaltar ainda, a formação e o apoio às comunidades rurais, promovendo sua autossuficiência e ajudando no combate à pobreza.

Com uma quantidade limitada de área agricultável e uma população em constante crescimento, como a empresa pode contribuir com a cadeia de valor para uma maior produção de alimentos e de maneira sustentável?

A Bayer CropScience sempre esteve empenhada na pesquisa e no desenvolvimento de soluções que permitam maior produtividade e qualidade das culturas, sem a necessidade de aumentar a área de plantação. A empresa incorpora os princípios de desenvolvimento sustentável em todos os seus processos e estende esses valores à cadeia produtiva. O objetivo é elevar a produtividade agrícola, sem prejudicar as áreas de preservação ambiental e ainda protegendo os ecossistemas e a biodiversidade.

Além disso, a implantação dos projetos de Food Chain Partnership ajuda na integração das cadeias produtivas, viabiliza melhor acesso ao mercado e oferece maior rentabilidade aos agricultores.

Quais os principais desafios para conseguir uma agricultura cada vez mais sustentável?

Há um consenso entre a indústria, o poder público, as ONGs e a sociedade civil: a agricultura sustentável é a chave para a superação dos desafios que temos pela frente para a construção de um mundo melhor, pois assegura o equilíbrio entre as necessidades sociais e a preservação ambiental. Para exemplificar, sabemos que a demanda de alimentos nos próximos 20-25 anos será o dobro de tudo o que foi produzido nos últimos 10 mil anos. Em relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) há informações de que, nos próximos 40 anos, será preciso um incremento de 70% na produção agrícola mundial e de 100% nas nações em desenvolvimento para atender o aumento populacional. Sendo assim, é preciso que iniciativas pública e privada busquem soluções cada vez mais inovadoras, a fim de garantir uma gestão eficiente dos recursos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.