CI

África do Sul: processo de dumping contra frango brasileiro tem novos lances

Entidade se opõe ao aumento de proteção requerido pelos avicultores locais


Como cita a jornalista Amanda Visser, do diário de negócios “Business Day” (Johanesburgo, África do Sul), “o tempo está esquentando” no caso da ação antidumping que a avicultura sul-africana move contra as importações de carne de frango do Brasil. Com indícios de que “o feitiço pode estar virando contra o feiticeiro”.


O caso acaba de adquirir nova e inesperada dimensão com a entrada, na questão, da Associação dos Importadores e Exportadores de Carnes (AMIE, na sigla em inglês). A entidade se opõe ao aumento de proteção requerido pelos avicultores locais e afirma que no processo aberto pelo setor contra a carne de frango do Brasil há expressivo número de declarações falsas, assim como manipulação de estatísticas.

No processo em que acusa os exportadores brasileiros de dumping, a autora da ação, Associação Sul-Africana de Avicultura (SAPA, na sigla em inglês) requer a imposição de tarifas sobre o frango do Brasil, pois sua importação está colocando em risco a avicultura local.


Mas a AMIE observa que o frango brasileiro que entra naquele país já é tarifado e contesta que a avicultura sul-africana esteja em risco. Cita, inclusive, que o volume importado da Argentina é maior que o proveniente do Brasil.

Clique aqui e aqui para acessar as últimas notícias do “Business Day” sobre o episódio. Uma afirma que, na ação, as estatísticas foram manipuladas. Outra observa que o processo – a cargo da International Trade Administration Commission (Itac), o “CADE” sul-africano – se encontra apenas na fase inicial e que comunicados oficiais sobre o julgamento da ação devem ser publicados em meados do corrente mês.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.