CI

África pode ter plantação de palma sustentável

“A palmeira é frequentemente cultivada como monocultura"


Foto: Ronaldo Rosa/ Embrapa

As plantações de palmeiras estão associadas ao desmatamento e aos danos ecológicos, mas os pesquisadores apontam maneiras pelas quais as coisas podem ser feitas de forma diferente na África. 

Os produtos de palma, e especialmente o óleo de palma, são cada vez mais usados em milhares de produtos ao redor do mundo, de pizza a pasta de dente. No entanto, as plantações de palmeiras na Ásia têm sido examinadas pela comunidade interna nos últimos anos por causa de suas associações com o desmatamento e a degradação ambiental. Agora, a produção de palma está em ascensão na África, e os pesquisadores têm procurado como pode haver uma oportunidade para uma indústria de palma mais sustentável. 

“A palmeira é frequentemente cultivada como monocultura, onde é a única espécie que é cultivada em uma grande plantação, e as plantações frequentemente substituem as florestas nativas. Ambos os fatores podem reduzir significativamente a biodiversidade local, limitando as plantas e outros animais que podem viver ao lado da palmeira. Para limpar a terra para plantações de palmeiras, as florestas são frequentemente queimadas, o que também pode criar poluição do ar local e contribuir para as emissões de gases de efeito estufa e mudanças climáticas”, afirmou o Professor Vincent Savolainen  do Departamento de Ciências da Vida do Imperial College London. 

No entanto, um consórcio é possível. “Isso melhora a biodiversidade da plantação, fornecendo habitats para diferentes espécies. Isso traz benefícios adicionais, como renda diversificada no cultivo de safras como bananas, e fornece melhores 'serviços ecossistêmicos', como melhorar a umidade do solo e reduzir a necessidade de capina”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.