Aftosa: PI livre para comercializar gado com outros estados
CI
Agronegócio

Aftosa: PI livre para comercializar gado com outros estados

São cerca de 17.758.000 cabeças de gado
Por:

Ao todo no estado são cerca de 17.758.000 cabeças de gado

O governador Wilson Martins anunciou na quinta-feira (26), no Palácio de Karnak, o índice de vacinação alcançado contra a febre aftosa no Piauí em 2011.

Na primeira etapa da campanha de vacinação do ano passado, a imunização atingiu 95,8% do rebanho e concluiu com 97,47% dos bovinos de bubalinos do estado vacinados. Até o meio do ano de 2012 o Piauí receberá o certificado de área livre da Febre Aftosa.

Segundo o diretor da Adapi, José Antônio Filho, os índices são semelhantes aos estados que hoje já estão livres da aftosa.

Com isto, o Piauí poderá comercializar gado com outros estados do Brasil e participar até de eventos agropecuários nacionais. No início das campanhas de vacinação contra a aftosa, o bezerro piauiense custava em média R$ 180,00. Hoje o valor já varia de R$ 600 a 700 reais. Apenas com a comercialização dos estados do norteste, o Piauí exporta cerca de 40 mil cabeças/ano, podendo agora ter o número aumentado com a novidade anunciada hoje.

Ao todo no estado são cerca de 17.758.000 cabeças de gado. O índice deste ano é superior em quase 2% em relação ao ano passado.

?
Detect language » Portuguese


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.