CI

Aftosa: segunda etapa de vacinação abrange 94,5% dos animais jovens no RS

Considerado bastante positivo, o índice vacinal está acima do mínimo recomendado pelo programa


 Considerado bastante positivo, o índice vacinal está acima do mínimo recomendado pelo programa

Porto Alegre - A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, no Rio Grande do Sul, alcançou índice de 94,5%. Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), o aumento no percentual, em relação aos dados divulgados anteriormente, deve-se ao ingresso do município de Jaboticaba, não contabilizado até então.

O órgão técnico estadual já enviou os números de fechamento da campanha ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) para validação. O reforço da vacina é dirigido aos animais jovens de até 24 meses.

A primeira etapa ocorreu no mês de maio de 2010 para bovinos e bubalinos jovens e adultos, atingindo 95,6% do total do rebanho gaúcho. A segunda aplicação, somente para animais jovens, foi feita em novembro. Após a compilação dos dados, os números são auditados pela coordenação nacional do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), do Mapa, resultando no fechamento da campanha.

Considerado bastante positivo, o índice vacinal está acima do mínimo recomendado pelo PNEFA, que é de 80%. Nesta etapa da campanha, o Rio Grande do Sul apresentou percentual acima de 90% em 396 de seus municípios e, em 90 deles, a totalidade do rebanho jovem foi imunizado.


Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.