CI

AGCO é premiada por gestão sustentável

Ações da empresa ligadas ao uso racional da água são reconhecidas como exemplo a ser seguido


Ações da empresa ligadas ao uso racional da água são reconhecidas como exemplo a ser seguido

Sustentabilidade é assunto tratado com seriedade e comprometimento na AGCO, controladora das marcas Challenger, Massey Ferguson e Valtra no Brasil. As ações de preservação ambiental da empresa desenvolvidas no país estão sendo premiadas, tornando-se exemplos de gestão sustentável.

Na região Sul, a AGCO receberá o troféu Onda Verde na 17ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região. O evento será realizado no dia 27 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - Fiesc, em Florianópolis (SC), durante o Fórum de Gestão Sustentável.

O case avaliado é o de Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos na AGCO. Na unidade de Mogi das Cruzes (SP), onde são fabricados os tratores Valtra, a empresa aplica o projeto Reúso de Água, que permite o uso racional deste recurso fundamental para a sobrevivência da espécie humana.

Na unidade AGCO em Canoas/RS, onde se produzem os tratores Massey Ferguson, aplica-se o sistema terciário de tratamento de água com plantas aquáticas emergentes nativas da região. A Estação de Tratamento de Efluentes-ETE da empresa já contava com um sistema bastante eficiente de tratamento primário e secundário e foi incrementado com o uso de plantas aquáticas, uma alternativa ambiental e economicamente viável para a promoção do reuso do efluente tratado.

Em Santa Rosa/RS, unidade de fabricação de colheitadeiras das marcas AGCO, uma das medidas desenvolvidas está relacionada ao aproveitamento da água da chuva para o processo industrial. O sistema consiste na utilização de uma área de cobertura das instalações da fábrica para captar a água da chuva e conduzi-la para um reservatório. A água armazenada é distribuída para lavagem do tratamento superficial, teste de infiltração das cabines de colheitadeiras e lavagem final das colheitadeiras.

A AGCO também está entre as empresas selecionadas para compor o Ranking 2010 dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira, que será anunciado em 29 de julho no 8º Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Os cases avaliados foram o Programa de Educação Ambiental, aplicado na fábrica de Mogi das Cruzes, e o de Gestão Corporativa de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional.

Segundo a organização do evento da capital paulista, as corporações selecionadas foram aquelas que, pela excelência de suas práticas de sustentabilidade, inovaram na preservação do meio ambiente natural e social, além de aumentar a competitividade da organização. Por isto, tornaram-se Benchmarking, ou seja, referencias e exemplos a seguir. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.