CI

AGCO e SENAI firmam parceria para formação em máquinas e equipamentos

Programa inovador tem como objetivo principal formar e atualizar pessoas com as novas tecnologias empregadas para a agricultura moderna


Programa inovador tem como objetivo principal formar e atualizar pessoas com as novas tecnologias empregadas para a agricultura moderna

Com o avanço da tecnologia no campo e modernização de máquinas e equipamentos agrícolas, a capacitação e atualização profissional tornaram-se requisitos de primeira necessidade e um grande desafio para empresas e produtores. Preocupada não apenas em desenvolver e oferecer ao produtor máquinas e equipamentos agrícolas cada vez mais modernos e eficientes, a AGCO, controladora das tradicionais marcas Massey Ferguson e Valtra, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) apresenta o Programa Semear Conhecimento – Mecânica aplicada ao futuro do campo - para formação de mecânicos e operadores de máquinas agrícolas. O lançamento do projeto acontecerá em Dourados-MS, no dia 09 de junho, com o apoio da rede de concessionárias, além de representantes da AGCO e SENAI.

“Buscamos a parceria com o SENAI por ser uma entidade que se destaca por suas iniciativas e pelo desenvolvimento de projetos que auxiliam a indústria na capacitação profissional, colaborando com o crescimento do país. Buscamos unir o nosso know how no desenvolvimento de produtos e tecnologia com todo o conhecimento do SENAI, na tecnologia, educação profissional e na inovação. Isso está alinhado com a filosofia da AGCO”, explica Alexandre Landgraf, gerente da AGCO Academy.

Os cursos resultantes da parceria que serão disponibilizados abrangerão temas como: Mecânica e Manutenção Básica em Máquina Agrícolas, Mecânica Aplicada a produtos AGCO, Elétrica e Hidráulica em Máquinas Agrícolas, Mecânica de motores AGCO Sisu Power e Formação de Operadores de Máquinas Agrícolas, com cargas horárisa que variam entre 40 e 200 horas, dependendo do módulo e da qualificação que o profissional busca. Cada participante receberá um certificado por módulo concluido. As aulas serão ministradas na sede do Centro de Educação e Tecnologia SENAI Dourados e os alunos também terão a oportunidade de colocar em prática o conteúdo teórico no laboratório de máquinas agrícolas que ficará montado na regional AGCO de Dourados e funcionará como um centro de capacitação, onde os participantes terão a disposição toda a linha de productos AGCO e poderão entender a funcionalidade de cada maquinário.

Outra ação que engloba o Projeto Semear é o Centro de Treinamento Móvel, programa itinerante que levará as informaçoes dos módulos ao clientes das marcas AGCO. “Conseguiremos, mesmo em locais mais distantes, oferecer as capacitações. Nosso objetivo com a ação é oferecer, além de qualificação dos profissionais, redução de custos e oportunidades aos grupos que não têm tempo hábil para locomoção até as cidades onde ficam localizados os centros do SENAI”, explicou Landgraf.

A carreta estará equipada com motores AGCO Sisu Power, componentes de mecânica, elétrica, hidráulica e transmissão de máquinas AGCO. As equipes que aplicarão os módulos são formadas por especialistas e técnicos do SENAI. A passagem da unidade pelos diversos municípios será planejada de acordo com demanda do setor no Estado.

“O SENAI com sua larga experiência na condução da capacitação através de suas Unidades Móveis, com esta parceria vem reforçar o alinhamento de seus objetivos estratégicos em promover soluções em educação profissional, no caso, à ponta da cadeia agroindustrial, contribuindo assim para aumentar a competitividade de um segmento importante para o desenvolvimento econômico e social do país”, ressalta Jaime Verruck, diretor regional do SENAI em Mato Grosso do Sul. “Desta forma nos aproximamos ainda mais da realidade do trabalhador, atuando próximo de sua vivência prática”, salientou Verruck.

O Centro-Oeste brasileiro foi escolhido estratégicamente para implementação do programa por se tratar de uma região em franco desenvolvimento do agronegócio, onde a demanda por equipamentos e máquinas de grande porte é muito grande. “Hoje nossa grande preocupação vai além da capacitação da mão-de-obra. Nosso objetivo é oferecer ao mercado profissionais cada vez mais qualificados para operar e realizar manutenções regulares e preventivas nos produtos. Gerando ganho para o produtor e consequentemente para toda a cadeia”, finaliza Landgraf.

Os interessados em participar dos cursos de capacitação deverão procurar o SENAI da região de Dourados, ou ainda entrar em contato com a rede de concessionárias da AGCO.

As informações são da assessoria de imprensa da AGCO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.