CI

Agevisa fiscaliza níveis de agrotóxicos no tomate na PB


O tomate produzido ou vendido na Paraíba está sendo monitorado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), para análise de resíduos de agrotóxicos. Na última sexta-feira (5) a Agevisa sediou, em seu auditório, reunião do Fórum Paraibano de Agrotóxicos, com a participação de representantes de vários órgãos. Na oportunidade, houve a apresentação do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), por técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


O programa é coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e está sendo implementado em todos os estados visando o monitoramento da qualidade dos alimentos, com a análise de amostras para verificar se existe resíduo de agrotóxicos. Na Paraíba, o tomate será o primeiro alimento a ter amostras analisadas pelo Laboratório Central de Goiás. O estado ainda não dispõe de laboratório qualificado para esse tipo de análise.

O diretor geral da Agevisa, Hermano Toscano, revelou que serão analisadas amostras de tomates vendidas em supermercados por terem informações sobre sua procedência. Em outra etapa, serão analisados outros alimentos. O Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), está sendo implantado em todo o País.

A dosagem de agrotóxicos nos alimentos acima do permitido provoca, ao longo dos anos, várias doenças nas pessoas como o câncer, por exemplo. E o grande problema é que os sintomas somente surgem vários anos depois do consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos acima do permitido.


Participaram da reunião representantes do Ministério Público Estadual (MPE), o Curador do Cidadão, Valberto Lira; Minitério Público do Trabalho (MPT), Sudema, INSS, IBAMA, CEATOX, EMATER, além de equipes de inspetores sanitários da Agevisa e da Vigilância Sanitária do município de João Pessoa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.