CI

Agora é o peixe: PF investiga fraude em SC

37 mandados judiciais em sete cidades de SC


Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (16.05) a operação “Fugu”, que investiga irregularidades cometidas por diretores e fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na fiscalização de pescados. A Polícia Federal (PF) cumpriu 37 mandados judiciais em sete cidades de Santa Catarina.

De acordo com a PF, um grupo que atuava na Superintendência do Mapa em SC oferecia “proteção ilícita” a empresas do ramo alimentício. Além disso, há suspeitas de perseguição a servidores com atuação na área de fiscalização mediante instauração de procedimentos disciplinares e remoções infundadas.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 12 de busca pessoal e 5 de suspensão cautelar do exercício das funções públicas nos municípios de Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau e Jaraguá do Sul/SC, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Itajaí/SC. Foram afastados servidores em cargos de direção e gestão no Mapa em Santa Catarina.

Os policiais encontraram documentos indicando que as empresas introduziram pescados importados da China das espécies Panga, Merluza e Polaca do Alasca adulterados quimicamente. Era utilizada a técnica chamada ‘oversoaking’, que consiste na adição de água e produtos químicos no interior dos pescados elevar o peso dos produtos, entre outros efeitos.

“Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, importação, venda e entrega de produto alimentício adulterado/falsificado/alterado destinado a consumo, crimes contra o direito do consumidor, denunciação caluniosa, constrangimento ilegal, ameaça e falso testemunho”, alista a PF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.