CI

AgResource reduz projeção de soja no Brasil

"O excesso de  chuva, principalmente  no Centro-Oeste do Brasil, gera uma tendência de rendimento menor "


Foto: Pixabay

A AgResource Brasil divulgou um novo relatório reduzindo a produção de soja no Brasil na temporada 21/22 para 141,03 milhões de toneladas, ante 143,69 milhões de toneladas projetadas em setembro. O recuo foi de 2,66 milhões de toneladas, ou de 1,8%. 

“A estimativa da AgResource também é menor em comparação com a da Com-panhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 142 milhões de toneladas, e em relação  ao  Departamento  de Agricultura  dos  Estados  Unidos  (USDA),  de  144 milhões de toneladas.Por outro lado, a área plantada com a oleaginosa registrou um ligeiro aumento de 0,9%, saindo de 39,88 milhões de hectares em setembro para 40,27 milhões de hectares na estimativa de novembro”, informou, por meio de sua assessoria de imprensa. 

O diretor da AgResource no Brasil, Raphael Mandarino, explica que essa queda é motivada pela expectativa de redução na produtividade. “Apesar do aumento de novas  áreas de  soja, o  excesso de  chuva, principalmente  no Centro-Oeste do Brasil, gera uma tendência de rendimento menor do que o estimado inicial-mente”, comenta. 

Ele indica que algumas áreas de Mato Grosso receberam quase 300 milímet-ros de chuva nos últimos 30 dias e a previsão indica mais umidade. “Se a partir de agora, tudo correr bem e tivermos um alívio das precipitações, a projeção de safra pode até subir. Mas, por conta do fenômeno La Niña, o clima no centro do Brasil tende a se manter chuvoso. Inclusive, estamos recebendo relatos de casos de abortamento de vagens por conta de vários dias de tempo nublado”, concluiu o diretor da consultoria. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.