Agricultor apresenta tecnologia para produção de morango em bancada durante 19ª Fenamor

Agronegócio

Agricultor apresenta tecnologia para produção de morango em bancada durante 19ª Fenamor

Um dos destaques do espaço da Emater/RS-Ascar é a estufa com sistema de produção de morango semi-hidropônico em bancada
Por:
1377 acessos

Um dos destaques do espaço organizado pela Emater/RS-Ascar durante a 19ª Fenamor Feira Nacional das Amoras, Morangos e Chantilly, que iniciou no dia 5 de novembro, no Parque Municipal de Feliz, é a estufa em que está posicionado o sistema de produção de morango semi-hidropônico em bancada. No local, o agricultor Carlos Alberto Henzel, da localidade de Roncador, apresenta o modelo ? que tem ganhado a cada ano mais adeptos no Vale do Caí ? aos visitantes.

Henzel planta morangos desde 1981 e há sete anos adotou o sistema depois de conhecê-lo em palestras e capacitações promovidas por técnicos da Emater/RS-Ascar. ?Comecei com duas estufas e como a cada ano ia pegando mais o jeito de fazer e a produção e a demanda iam aumentando, me motivei a ampliar?, analisa. Hoje possui 17 mil pés de morangos, distribuídos em sete estufas, com cada pé rendendo mais de dois quilos da fruta por safra.

Além das vantagens no que diz respeito à parte ergonômica ? um dos grandes problemas do morango plantado no solo envolve o manejo agachado ? Henzel garante que, na bancada, com a adoção de métodos e técnicas mais naturais, houve uma drástica redução no uso de produtos agroquímicos. ?Um dos segredos envolve a qualidade do substrato e hoje eu mesmo o elaboro com cinza de casca de diferentes tipos de arroz e húmus?, explica.

?O substrato possibilitará, após realizado o processo de irrigação, a manutenção da capacidade de retenção de água, o que garantirá uma boa nutrição das plantas, com menos custo para o produtor?, salienta ainda o agricultor. A adoção de técnicas como a da garrafa plástica com uma espécie de cola contribui para que os insetos sejam mantidos longe da horta. ?Em geral posso dizer que estou muito contente com a atividade, já que hoje tenho mais qualidade de vida e mais saúde, o mesmo valendo para o consumidor, que recebe um produto mais saudável?, lembra.

Produtores interessados em saber mais sobre a técnica de plantio de morangos em substrato podem procurar os escritórios da Emater/RS-Ascar da região. A 19ª Fenamor encerrará na próxima terça-feira (15/11), com diversas atrações, entre elas gastronomia típica, feira da indústria do comércio, parque de diversões, bandas típicas e espaço das agroindústrias familiares. Todas as informações do evento podem ser obtidas no site www.fenamor.com.br.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink