CI

Agricultor de Charrua/RS está otimista com produção de laranja

Atividade será o foco do XVIII Ciclo de Palestras sobre Citricultura do RS


A produção da próxima safra de citros da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, que abrange 50 municípios do Alto Uruguai, de modo geral estão em bom estado com alguns produtores realizando tratamento fitossanitário nos pomares. O agricultor Antônio Viecelli, de Linha Viecelli, de Charrua, está otimista com a segunda safra de laranja da variedade Valência que tem a expectativa de colher uma caixa por planta. As laranjeiras estão bem carregadas e sadias. Viecelli plantou 250 mudas de laranja dessa variedade em 2008 e esse é o segundo ano de produção.


O meio hectare do pomar de laranjas foi financiado pelo Pronaf - Fruticultura, com três anos de carência e cinco para pagar. A assistência técnica é prestada pelos técnicos da Emater/RS-Ascar com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, que também incentiva a diversificação de culturas com a citricultura, já que as propriedades são pequenas e acidentadas nesta parte do município. Em Charrua, 15 produtores estão envolvidos com a produção de citros em uma área de 13 hectares de laranja, sendo que 10 desses são de pomares novos, implantados em 2007 e 2008.

Além da Valência, o produtor Antônio Viecelli, também cultiva outras variedades como as laranjas de umbigo e lima e a bergamota ponkan. A produção é comercializada em Harmonia e Maximiliano de Almeida e também para a merenda escolar. Neste ano, o produtor vai plantar 100 mudas de bergamota okitzu, sem sementes, que amadurece entre março e abril, que também serão adquiridas pela Secretaria de Educação e destinadas para a merenda escolar.


Ciclo de Palestras sobre Citricultura

A atividade será o foco do XVIII Ciclo de Palestras sobre Citricultura do Rio Grande do Sul que acontece em Aratiba nos dias 25 e 26 de maio. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, a citricultura envolve 3.200 produtores e esta em expansão, representando uma alternativa de renda para os produtores. No total, são cultivados 6.204 hectares de citros, sendo 5.428 com laranja que tem produtividade média de 18 toneladas por hectare e uma produção de 98 mil toneladas; 745 hectares de bergamota, com produção de 8 mil toneladas; e 31 hectares com limão.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar Erechim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.