Agronegócio

Agricultor do PR é multado por crime ambiental

Polícia Ambiental Força Verde multa agricultor por disposição inadequada de embalagens de agrotóxico
Por: -Cleverson Zanquetti
32 acessos

Dois agricultores de Tuneiras do Oeste (PR), cujos nomes não foram divulgados pela Polícia Ambiental, foram multados em R$ 10 mil (R$ 5 mil cada) por disposição inadequada de embalagens de agrotóxico. Além das multas, os arrendatários da fazenda responderão inquérito policial por crime ambiental. O flagrante foi lavrado pela 3º Pelotão da Força Verde. De acordo com o comandante da operação, 2º tenente Alcimar Crecêncio, a ação foi realizada na última quinta-feira (30-11) após denúncia registrada no Disk Força Verde.

Segundo o oficial, além da utilização inadequada, os ruralistas são acusados de jogar frascos, galões, vidros e produtos de produtos como Glifosato, Handapp, Dimilim e outros altamente tóxicos nas margens de um córrego afluente do Rio da Areia. Este deságua no Rio Goioerê que deságua no Rio Piquiri que tem afluência direta no Parque Nacional de Ilha Grande.

"A falta de informação de algumas pessoas que arrendam grandes extensões de terras nos assusta. Sem tomar os cuidados prévios os herbicidas e inseticidas usados na agricultura, acabam contaminando cursos d’águas existentes na área rural, colocando em risco as micro-bacias que alimentam as maiores e conseqüentemente provocando um desastre ambiental de grandes proporções", comentou Crecêncio.

O policial lembra que os agentes químicos destroem matas ciliares, comprometem a conservação do solo e, em contato com a água, incidem diretamente na qualidade de vida das pessoas. Crecêncio alerta que a população pode ajudar a evitar os risos por meio de denúncias anônimas, a qualquer hora, por meio do telefone 0800-6430304 ou (44) 3624-7630.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink