Agricultor inova em atividades de inserção de feijão na agricultura familiar em Goiás
CI
Feijão

Agricultor inova em atividades de inserção de feijão na agricultura familiar em Goiás

Embrapa desenvolve trabalhos na Região do Vale do São Patrício - Goiás
Por:

A Embrapa desenvolve trabalhos na Região do Vale do São Patrício - Goiás, desde 2010, em parcerias com a Emater e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Ceres. A área na Fazenda Córrego do Marinho, em Rialma, é composta por 15ha, nos quais são produzidos, constantemente, milho verde, mandioca de mesa, abacaxi e feijão irrigado de terceira safra. Nesse ano, o arrendatário da propriedade, Sr. Antônio Gomes de Souza, conhecido por “Seo Viola”, decidiu realizar inovações, com o plantio consorciado de melancia e feijão, e abacaxi com feijão, utilizando a cultivar BRSMG Realce. Com boa carga de vagens formadas e bem desenvolvidas, já em fase de enchimento, é esperada também boa produção.

Em 2017, a parceria Embrapa e Emater realizou a Unidade de Construção do Conhecimento de feijão irrigado na propriedade, também com a BRSMG Realce, numa área de 1,3ha que produziu 1.080kg (16 sacos de 60 kg) e 2.920 kg (47 sacos de 60 kg). Além dessa área, ele plantou e produziu cerca de 1ha de feijão com sementes próprias, das variedades “Paranasinho” (tipo roxinho) e “Olho de Pomba”. Desta vez, com a nova prática, que trouxe diminuição de custos pelo aproveitamento para o feijoeiro da adubação e da irrigação, que na melancia é feita por gotejamento e, no abacaxi, por aspersão convencional; e com a venda, que é feita de forma favorecida pela qualidade do produto, “Seo Viola” espera ganho maior que nos anos anteriores.

“Seo Viola” plantou, nesse ano, 4,2ha de melancia e tem cerca de 100 mil mudas plantadas de abacaxi. O Município de Rialma é atendido pelo extensionista Quintino Moreira, da Emater Rianápolis.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink