CI

Agricultor mineiro reduz a área de milho


Com os agricultores animados pelos bons preços, a área de soja ainda não chega a superar, mas segue avançando em Minas Gerais - um dos mais tradicionais produtores de milho do país. "A soja é um mercado mais líquido e dá mais segurança ao produtor", diz Leonardo Solugeren, analista da Céleres/MPrado. De acordo com a consultoria, os agricultores mineiros plantaram 793 mil hectares de soja na safra 2002/03. Isso significa aumento de 10% em relação a 2001/02 e representa ganho médio anual de 2,86% nos últimos 10 anos. Já a área plantada de milho caiu 3,32% na safra 2002/03 ante o ano anterior para 1,076 milhão de hectares. A queda anula de área de milho é de 3,3%.


Enquanto sul e sudeste de Minas são os grandes produtores de milho, o Triângulo Mineiro responde por 60% da soja mineira. Em 2002/03, os agricultores da região plantaram 486 mil hectares, aumento de 3,4% ante o ano anterior. O ganho anual de área tem sido de 2,3%, calculam os técnicos que acompanham a Expedição Soja. Mesmo com esse incremento significativo, não faltará mercado para a soja mineira. Quase 40% da safra foi comercializada antecipadamente. Conforme os produtores, a competição é grande após a chegada da ADM há três anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.