CI

Agricultoras de Engenho Velho visitam família do PGS em Gramado dos Loureiros

Visitas foram acompanhadas pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Gramado dos Loureiros


Um grupo de 22 agricultoras do município de Engenho Velho visitou, na semana passada, o município de Gramado dos Loureiros, para conhecer agricultores familiares que estão desenvolvendo diferentes atividades produtivas e garantindo a geração de renda da propriedade rural. As visitas foram acompanhadas pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Gramado dos Loureiros.

A primeira visita realizada foi à propriedade da família Ramos, que trabalha com olericultura. A família relatou sua história aos visitantes, contando sobre o período que deixaram a agricultura e como resolveram retornar ao meio rural. A família Ramos está inserida no Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e recebe acompanhamento da Emater/RS-Ascar para o desenvolvimento das atividades da propriedade e melhoria da qualidade de vida. Segundo a família, a inserção no Programa garantiu resultados positivos na propriedade, como o estímulo a novos investimentos, a redução das despesas e a otimização do tempo, tudo isso em decorrência das anotações e reflexões sobre as receitas e despesas da família e das atividades produtivas.

?Hoje, antes de fazer qualquer investimento, a família discute a viabilidade. Isso já fez com que ocorressem algumas mudanças de planos. Da mesma forma, através da gestão das atividades, foi possível fazer cálculos e reduzir gastos que eram desnecessários, como a conta com o telefone fixo, por exemplo?, comentou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Carmem Roncaglio Zanella.

O agricultor Nelson Ramos destacou a importância da gestão dentro da propriedade rural, que sem planejamento e organização muitas famílias de agricultores poderão tornar suas atividades inviáveis, uma vez que ?é através dos registros que as pequenas despesas aparecem, e que parecem insignificantes, mas são estas que levam boa parte dos lucros?, ressaltou. A família, que pretende continuar na agricultura trabalhando com olericultura, relatou que, se não fosse o controle das contas, talvez num futuro próximo a permanência na atividade se tornaria inviável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.