CI

Agricultores ajudam planejar ações ao campo

Diálogo e reflexão são estratégias para melhorar resultados



Um programa que começa a ganhar corpo em Santa Helena promete transformar os resultados do setor primário no município. É o Diagnóstico Rural Participativo, ação desenvolvida pela Secretaria de Agricultura em parceria com o Instituto Emater. A finalidade é tornar o alcance de ações e projetos ainda mais amplo e abrangente a partir do olhar do próprio agricultor.

O diagnóstico é elaborado nas comunidades rurais. Nos encontros, os produtores são estimulados a trocar informações entre os presentes. “Eles conversam sobre potencialidades, desafios e do apoio que gostariam de receber para poder produzir mais e melhor”, informa o secretário de Agricultura, Darinês Wilsmann. Os agricultores recebem até textos que contribuem para facilitar o diálogo e para aprofundar as reflexões sobre a realidade agrícola do município.

A adoção de programas participativos é um dos compromissos do governo do prefeito Jucerlei Sotoriva e do vice Margon Strassburger. E os resultados já aparecem. Uma parceria recente virou um case levado a várias regiões do Paraná. Prefeitura e Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena, com estímulo da Caciopar, decidiram trabalhar juntas pelo fortalecimento da classe empresarial. Parte dos recursos da Secretaria de Indústria e Comércio são destinados, por meio da Acisa, a treinamentos de empresários e colaboradores.

Com a troca de informações e com as reflexões sobre a realidade da sua propriedade, os agricultores contribuem para ajustes importantes em programas de incentivo e de fomento rural, conforme Darinês. “Com os dados em mãos, teremos mais informações para aprimorar o curso de várias ações, porque elas permitirão saber as carências, as expectativas e também os setores, por exemplo na área da diversificação agrícola, que poderiam ser incentivos”, segundo o secretário de Agricultura.

A próxima fase será vencida em aproximadamente dois meses, quando será feito um abrangente planejamento dos programas e dos incentivos. Uma parceria da prefeitura e Emater pretende atender diretamente 350 famílias rurais de Santa Helena com assistência técnica e acompanhamento. Esses são dois recursos considerados eficientes para manter o produtor rural atento às novidades e para que, com mais produção e qualidade, possa melhorar as condições de vida de sua família.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.