CI

Agricultores buscam alternativas para expandir produção no Norte do TO

Representantes da Cafessol falaram das demandas da região para expandir produção


O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, recebeu na tarde dessa quinta-feira, 16, em seu gabinete, integrantes da Cafessol – Cooperativa de Agricultores Familiares do Norte do Estado. Na reunião, os agricultores expuseram as reivindicações, atividades agrícolas em andamento e ainda os projetos agrícolas a serem implantados. A cooperativa, sediada em Araguaína, é composta pelos municípios de Araguaína, Piraquê, Xambioá, Palmeirante, Santa Fé, Nova Olinda e Muricilândia.

Ao ouvir os produtores, o secretário Jaime Café falou da importância da união dos produtores na forma de cooperados e as intenções do Governo do Estado em promover a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares. “É de fundamental importância essa união de vocês. É assim que podemos conseguir êxito em nossos projetos agrícolas. Vamos fazer o possível para atender as demandas. E o Governo do Estado aponta as demandas dos agricultores familiares, entre as prioridades para resolução”, observou.

Dentre as reivindicações emergenciais, os produtores citaram: a melhoria de estradas para escoamento da produção; poços artesianos para irrigação de hortaliças; técnicos agrícolas para o acompanhamento dos projetos; entre outras. Os cooperados mostraram também alguns de seus projetos futuros, entre eles: a construção de um abatedouro de galinhas caipiras, entrepostos de mel e a implantação de três agroindústrias para o processamento de frutos do cerrado.

Cooperativa

Composta por 173 integrantes, a cooperativa iniciou em 2010, com uma produção diversificada em culturas como; a fruticultura, em especial a banana, com uma produção atual de 800 caixas mensais; frutos do cerrados (cupuaçu) e extração de 200 quilos de polpa e ainda com a apicultura. A criação de frangos caipiras é outra atividade geradora de renda com uma criação de cinco mil aves por mês.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.