Agricultores buscam alternativas para expandir produção no Norte do TO
CI
Agronegócio

Agricultores buscam alternativas para expandir produção no Norte do TO

Representantes da Cafessol falaram das demandas da região para expandir produção
Por:

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, recebeu na tarde dessa quinta-feira, 16, em seu gabinete, integrantes da Cafessol – Cooperativa de Agricultores Familiares do Norte do Estado. Na reunião, os agricultores expuseram as reivindicações, atividades agrícolas em andamento e ainda os projetos agrícolas a serem implantados. A cooperativa, sediada em Araguaína, é composta pelos municípios de Araguaína, Piraquê, Xambioá, Palmeirante, Santa Fé, Nova Olinda e Muricilândia.

Ao ouvir os produtores, o secretário Jaime Café falou da importância da união dos produtores na forma de cooperados e as intenções do Governo do Estado em promover a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares. “É de fundamental importância essa união de vocês. É assim que podemos conseguir êxito em nossos projetos agrícolas. Vamos fazer o possível para atender as demandas. E o Governo do Estado aponta as demandas dos agricultores familiares, entre as prioridades para resolução”, observou.

Dentre as reivindicações emergenciais, os produtores citaram: a melhoria de estradas para escoamento da produção; poços artesianos para irrigação de hortaliças; técnicos agrícolas para o acompanhamento dos projetos; entre outras. Os cooperados mostraram também alguns de seus projetos futuros, entre eles: a construção de um abatedouro de galinhas caipiras, entrepostos de mel e a implantação de três agroindústrias para o processamento de frutos do cerrado.

Cooperativa

Composta por 173 integrantes, a cooperativa iniciou em 2010, com uma produção diversificada em culturas como; a fruticultura, em especial a banana, com uma produção atual de 800 caixas mensais; frutos do cerrados (cupuaçu) e extração de 200 quilos de polpa e ainda com a apicultura. A criação de frangos caipiras é outra atividade geradora de renda com uma criação de cinco mil aves por mês.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.