Agricultores caem no golpe do recibo frio
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Pixabay

ALERTA

Agricultores caem no golpe do recibo frio

O crime teria acontecido em pelo menos cinco municípios do Rio Grande do Sul
Por: -Eliza Maliszewski
755 acessos

A Brigada Militar e pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul investigam um crime de estelionato que já foi aplicado em pelo menos cinco municípios gaúchos. As ocorrências foram registradas em Novo Cabrais, Cerro Alegre Alto, Vale do Sol, Sobradinho e Barros Cassal. 

Os golpes são aplicados de forma semelhante: agricultores colocam anúncio de venda de animais, máquinas ou produtos, geralmente nas redes sociais. O suposto interessado entra em contato e combinam os detalhes da compra. Nesse momento o golpista fornece um recibo falso de depósito do dinheiro e fica com o produto, gerando prejuízo ao agricultor.

Conforme o delegado Alessander Zucuni Garcia, que chefia a 2ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, esse tipo de crime vem acontecendo de forma recorrente nos últimos dias. “Já existe uma investigação em andamento por parte da Polícia Civil para apurar esses delitos de estelionato. Ao longo dos próximos dias, devemos ter novidades sobre esses casos”, disse Garcia.

O comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Giovani Paim Moresco, relatou que vem observando esse tipo de crime recentemente. “É comum essa ação criminosa através de mídias eletrônicas. É o tradicional golpe do recibo frio, que já vimos com veículos, celulares e outros equipamentos. Os últimos casos envolvem essas transações de venda de gado, com essa transmissão de pseudo-comprovantes”, disse.

A Brigada Militar busca coibir ações do tipo com patrulhas comunitárias do interior e em contato com os donos de propriedades rurais informa sobre os cuidados de transações de compra e venda.
 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink