CI

Agricultores de Igarapé-Açu (PA) ganham curso de enxertia

Embrapa Amazônia Oriental realiza mais uma ação de transferência de tecnologia em fruticultura no interior do estado


A Embrapa Amazônia Oriental realiza mais uma ação de transferência de tecnologia em fruticultura no interior do estado. Desta vez, agricultores familiares da comunidade de Nova Olinda, em Igarapé-Açu (PA), serão os contemplados com curso “Enxertia de pé-franco em bacurizeiro” nesta quinta-feira (18).

O evento começa às 8h, no sítio Santa Maria, e tem por objetivo apresentar a técnica de enxertia de pé-franco com clones de bacurizeiro. Também serão abordados os conceitos nas áreas de melhoramento genético, recursos genéticos e produção de fruteiras em Sistemas Agroflorestais (SAFs).

De acordo com o pesquisador Fábio Gurgel, o curso faz parte das atividades da terceira fase do projeto MelhorFruta, iniciado em 2015 e com término previsto para 2020. Um ensaio com clones de bacurizeiro enxertados em mudas de pé-franco foi implantado pelo projeto naquele município com a proposta de avaliar diversos genótipos da espécie em Sistema Agroflorestal.

O plantio foi realizado em abril de 2013, com sementes pré-germinadas, selecionadas de frutos colhidos dos principais acessos do banco ativo de germoplasma (BAG) de bacurizeiro da Embrapa. Para a enxertia, que vem sendo realizada no campo desde 2016, estão sendo utilizados dez clones selecionados do BAG. O plantio totaliza 50 plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.