Agricultores de Mormaço são beneficiados com microaçudes
CI
Imagem: Divulgação
AGRICULTURA

Agricultores de Mormaço são beneficiados com microaçudes

Durante esta semana agricultores de Mormaço foram beneficiados com a construção de microaçudes para irrigação
Por:

Durante esta semana agricultores de Mormaço foram beneficiados com a construção de microaçudes para irrigação. Ao todo, 10 famílias foram contempladas por meio do Programa Estadual de Apoio a Ampliação da Infraestrutura Rural (PAAIR), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.

Segundo o extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Rodrigo Pommer, a Instituição atuou "na elaboração dos projetos técnicos dos microaçudes, organização da documentação dos agricultores, levantamento de nível, demarcação da área, acompanhamento das obras e pelos laudos de fiscalização após a construção dos açudes", explica.

O Programa visa à redução do impacto da estiagem e a qualificação da infraestrutura no meio rural, o apoio na construção de estruturas de reservação de água para usos múltiplos, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Rio Grande do Sul.

Os projetos dos microaçudes foram distribuídos no Estado de acordo com a homologação dos decretos de emergência encaminhados pelos municípios que foram atingidos pela estiagem no início do ano. Ao todo, serão investidos pelo Governo do Estado R$6.000.000,00 na construção de 1.020 estruturas de armazenamento de água em 102 municípios gaúchos, sendo que cada município foi contemplado com 10 microaçudes. Na região do Alto da Serra do Botucaraí, além de Mormaço, agricultores dos municípios de Soledade e Barros Cassal já tiveram os microaçudes construídos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink