CI

Agricultores de Porto Mauá participam de Seminário da Agricultura Familiar

Seminário Técnico e Social da Agricultura Familiar reuniu agricultores do município em busca de mais conhecimento e interação entre as comunidades


Inserido na programação do 26º aniversário de Porto Mauá, o Seminário Técnico e Social da Agricultura Familiar reuniu agricultores do município em busca de mais conhecimento e interação entre as comunidades. Neste ano, o encontro foi sediado pela comunidade de São José do Mauá, no último dia 22/03, com abordagem de temas voltados à sucessão familiar rural, educação financeira, manejo de milho e soberania e segurança alimentar. 

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou, na oportunidade que "sabemos que a sucessão rural é um problema que preocupa a região e, para, encontrarmos a saída para esse desafio é importante contar com o apoio de entidades como a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura. Temos que unir esforços e trabalhar em um consenso". O prefeito, Leocir Weiss, e o vice-prefeito, Jacir Taffarel, agradeceram a todas as entidades que se envolveram na organização do evento, dispensando atenção especial aos agricultores do município.

Em um primeiro momento, o público acompanhou palestra sobre garantia de sucessão familiar com qualidade de vida e geração de renda, conduzida pelo coordenador de programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ernesto Ivo de Lima. Na sequência, o tema educação financeira, com ênfase no poder do planejamento, foi abordado pela gerente do Sicredi de Porto Mauá, Cláudia Mueller, pós-graduada em Gestão de Cooperativas e com especialização em gestão financeira. 

O manejo de tecnologias na cultura de milho foi abordada pelo engenheiro agrônomo Roberto Racho, pós-graduado em ecofisiologia vegetal. O almoço servido na sequência, foi preparado pela comunidade, com apoio da agência local do Sicredi. 

Na programação, os participantes acompanharam também oficina de derivados de leite, milho e soja, conduzida pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Leni Froelich. Porto Mauá tradicionalmente está representado nos festivais regionais a base destes três alimentos. "Além de participar do Festival de Pratos em um contexto de segurança e soberania alimentar, é importante estar engajado com o objetivo da amizade, da confraternização, do bem-estar e, a partir do prato, trocar experiências e, desta interação, resulta o crescimento pessoal e da comunidade", afirmou a extensionista Leni. 

Entrega de Certificado do Programa de Agroindústria Familiar 

Durante o evento, foi realizada a entrega oficial do certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, da SDR, a Jauri Lodi e sua filha, Viviani. A família agrega renda com a agroindústria de panificados localizada na comunidade de Itajubá. "Foram 14 anos de trabalho e muita dedicação e, hoje, estamos liberados para vender em todo Estado", comemorou Lodi, que recebeu assistência do escritório municipal da Emater/RS-Ascar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.