CI

Agricultores de Porto Vera Cruz participam de Tarde de Campo sobre Manejo da Videira

O objetivo da tarde de campo foi promover troca de experiências entre produtores e técnicos em relação à condução e manejo da videira


Com o objetivo de promover troca de experiências entre produtores e técnicos em relação à condução e manejo da videira, uma tarde de campo sobre o tema foi realizada em Porto Vera Cruz, Noroeste do Estado, nesta quarta-feira (21/12). Com dicas simples e eficientes, mais de 20 fruticultores, sendo a maioria beneficiária da Chamada Pública da Agroecologia, puderam conferir na prática o trabalho desenvolvido na propriedade de Jairo da Rosa, localizada na comunidade de Linha São José. 

Nesta propriedade foi implantada uma área experimental de videira pela Embrapa Clima Temperado, com cinco variedades, que tem demonstrado ótimo desempenho neste início de produção. Entre os assuntos abordados nas estações destacou-se a qualidade de mudas, controle orgânico de pragas e doenças, adubação, cobertura de solo, produção e comercialização.

O evento é resultado da parceria entre Secretaria Municipal da Agricultura de Porto Vera Cruz e equipe municipal da Emater/RS-Ascar e Embrapa Clima Temperado, contando também com o apoio do assistente técnico regional, na área de produção vegetal, Gilmar Francisco Vione e da supervisora microrregional Ancila Altmann.

A tarde de campo integra uma das ações coletivas da Chamada Pública da Agroecologia executada pela Emater/RS-Ascar com recursos do Governo Federal e que beneficia 34 famílias de Porto Vera Cruz. O extensionista da Emater/RS-Ascar Gilberto José Barbaro explica que os beneficiários da Chamada Pública da Agroecologia recebem acompanhamento contínuo e gratuito por no mínimo três anos para que possam consolidar a transição agroecológica, conquistar mercados com vistas à soberania e à segurança alimentar. 

Ao final do evento foi servido um lanche solidário, em que os participantes realizaram a doação e confraternizaram as atividades realizadas ao longo do ano. 

No próximo dia 24/12 Porto Vera Cruz também sedia a tradicional Festa das Frutas, das 8h às 12h30, na Avenida do Porto, onde podem ser adquiridas frutas produzidas no município. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.