Agricultores devem aplicar nitrogênio para preparar lavouras no Norte do PR

Agronegócio

Agricultores devem aplicar nitrogênio para preparar lavouras no Norte do PR

Os triticultores precisam estar atentos as condições de umidade
Por: -Janice
3271 acessos
Para cada região do país há um momento adequado para se aplicar fertilizantes na preparação dos campos para o plantio de inverno. Os triticultores precisam estar ainda mais atentos, pois o nitrogênio é o um dos mais importante nutriente que essa planta exige. Por isso, a Biotrigo Genética, de Passo Fundo/RS, desenvolveu um informativo técnico que orienta os agricultores do Norte do Paraná e demais regiões sobre a importância de aplicar nitrogênio no perfilhamento do trigo.


Conforme o melhorista André C. Rosa, Gerente de Negócios da Biotrigo, é possível melhorar a qualidade do trigo de duas formas básicas. Uma delas é aplicando mais nitrogênio resultando em mais produtividade e melhor qualidade. “Outra opção é aplicar a mesma dose de forma subdividida em duas ou três aplicações em cobertura. Em regiões mais úmidas, esta divisão tem garantido melhor qualidade com manutenção ou aumento da produtividade devido à melhor eficiência do nitrogênio aplicado”, explica.

Ainda, de acordo com ele, na safra passada problemas com a baixa força de glúten (W) em trigos colhidos no Paraná foram, na maioria das vezes, causados pela falta ou manejo inadequado de nitrogênio. “O trigo é uma planta que exige este nutriente tanto para produtividade como para qualidade. Portando, é preciso seguir as orientações para conseguir colher grãos adequados à demanda do mercado, principalmente quando se busca maiores produtividades”, afirma Rosa.


O melhorista frisa também que é necessário observar as condições de umidade para aplicar o nitrogênio de forma a garantir seu aproveitamento adequado. “No Oeste do Paraná é preciso se preparar com uréia, pois a hora de adubar com nitrogênio está chegando”, lembra.

Para contribuir com sementeiros, revendas e produtores, além do melhoramento genético, a Biotrigo disponibiliza o seu novo informativo sobre manejo de nitrogênio para a safra 2011, que já está sendo distribuído e também está no site www.biotrigo.com.br, no link Biblioteca. Acesse aqui o informativo:
http://www.biotrigo.com.br/upload/artigos/art_25.pdf

As informações são da assessoria de imprensa da BIOTRIGO GENÉTICA Ltda.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink