CI

Agricultores do Paraná decidiram apostar mais no cultivo da canola

No campo, as lavouras prometem um bom rendimento


Os agricultores do Paraná decidiram, este ano, apostar mais no cultivo da canola. No campo, as lavouras estão bonitas e prometem um bom rendimento. Cada amanhecer no campo revela a beleza das lavouras plantadas nessa época. As plantações de canola já estão floridas há dias e dão um espetáculo a perder de vista. No Paraná a área plantada aumentou bastante este ano. São quase dez mil hectares de canola. Em 2009 o cultivo foi de seis mil hectares. A expectativa é de uma boa safra. Quanto mais flores, mais a safra promete. Afinal, é a florada que antecipa a produção que está por vir. Em todo Estado, os produtores esperam colher 16 mil toneladas de canola. É mais que o dobro da produção do ano passado. Logo as florzinhas vão cair e os grãos começam a secar. Vão servir para a produção de óleo de cozinha e, a partir de agora, também para biodiesel.

O agricultor Leonísio Lazarim, de Marialva, plantou canola pela primeira vez motivado pelo novo mercado. Ele tem uma parceria com uma usina de biodiesel que forneceu as sementes, dá assistência técnica e vai comprar a produção. “Tudo que a gente colher já está vendido. É só entregar”, disse. A usina fica em Marialva e é a primeira do Paraná a ter a Petrobras como sócia. Deve produzir 127 milhões de litros de biodiesel por ano. Isso a partir da soja e, mais para frente, também da canola. “A empresa garante a aquisição de toda a produção mediante a um contrato realizado anteriormente à safra”, disse Josiene Carraro, coordenadora da usina. A colheita da canola deve começar em agosto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.