CI

Agricultores do RS e MT receberão treinamento do Programa Aplique Bem

Mais de 550 mil km percorridos pelo Brasil


O Programa Aplique Bem, desenvolvido há mais de seis anos por meio da parceria entre a Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico (IAC), oferece treinamentos gratuitos sobre o correto uso de defensivos agrícolas e equipamentos de proteção individual (EPI’s) aos agricultores de todo o Brasil. Na próxima semana, o laboratório itinerante do Programa Aplique Bem estará nos municípios gaúchos de 15 a 19 de outubro: Passo-Fundo-RS (15), Lagoa Vermelha-RS (16), Esmeralda-RS (17), Vacaria-RS (18) e São José do Ouro (19). Nos municípios do Mato Grosso, os técnicos estarão de 14 a 17 de outubro, nos municípios de Sorriso-MT (14), Lucas do Rio Verde-MT (15), Nova Mutum-MT (16) e São José do Rio Claro-MT (17).
 
“O Programa representa uma prestação de serviços sem custo para o agricultor. Levamos conhecimento ao campo, melhor uso da tecnologia, uso racional dos defensivos, contribuindo para a produção do alimento seguro, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de aumentar a produtividade, proporcionar maior segurança para quem aplica e reduzir impactos ao meio ambiente”, explica a Gerente de Registro e Stewardship da Arysta LifeScience, Líria Hosoe. “Percebemos que o objetivo do Programa vem sendo alcançado. Hoje, os produtores estão mais conscientes das falhas que podem ocorrer durante a aplicação. Nas revendas também já podemos constatar o aumento na procura por equipamentos de proteção, pontas de pulverização, manômetros e outros materiais utilizados para manutenção das máquinas”, comemora.
 
Sobre o Programa Aplique Bem

O Programa Aplique Bem consiste em treinamentos gratuitos para produtores de todas as regiões do Brasil a respeito da  utilização adequada dos defensivos agrícolas. O objetivo do programa, segundo destaca a Gerente de Registro da Arysta LifeScience, Líria Hosoe, é proporcionar, por meio da disseminação do conhecimento, maior proteção ambiental e humana. Além de também contribuir para a redução de custos de produção.
 
Durante o treinamento, os agricultores têm acesso a informações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPI) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.
 
A iniciativa teve início com um projeto do pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos, que se tornou realidade por meio da parceria com a Arysta. “Foi um investimento de uma empresa que acreditou naquilo que era, até então, apenas uma ideia, e tem como diferencial ser uma ligação direta entre o produtor e a pesquisa. Por meio dos instrutores, os resultados mais recentes da pesquisa chegam ao produtor e suas necessidades, levantadas durante os treinamentos, são trazidas aos pesquisadores e viram objeto de pesquisa, ou seja, benefício para os dois lados.
 
 Desde sua criação o Programa Aplique Bem já passou por 21 Estados diferentes e DF, totalizando mais de 550 mil km percorridos pelo Brasil. Ao todo, são mais de 33 mil produtores orientados gratuitamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.