Agricultores dos EUA querem fim da disputa com México

MUNDO

Agricultores dos EUA querem fim da disputa com México

"A intenção de fechar a fronteira dos Estados Unidos com o México seria desastrosa"
Por: -Leonardo Gottems
160 acessos

A União Nacional dos Agricultores dos Estados Unidos (NFU, na sigla em inglês) insistiu que o presidente Donald Trump pare com suas ameaças de fechar a fronteira dos EUA com o México, alegando que esta seria uma decisão "desastrosa" para os agricultores. Na semana passada, Trump alegou que estipulou um prazo de mais um ano para a construção de um muro que liga os dois países.  

Para a instituição, essa decisão não seria nada vantajosa para o comércio internacional. De acordo com o presidente da NFU, Roger Johnson, o presidente estava “novamente” arriscando mercados comerciais essenciais, sem nenhuma consideração com os agricultores norte-americanos.  

“A intenção de fechar a fronteira dos Estados Unidos com o México seria desastrosa para o converso com o nosso principal parceiro comercial agrícolas e os efeitos seriam consistentes com as inúmeras outras interrupções comerciais que o presidente instaurou no país: os mercados perdidos e o menor preço dos produtos produzidos por agricultores familiares e pecuaristas dos EUA”, indica. 

Ele afirmou ainda que, com essa decisão, o presidente estaria enterrando a agricultura norte-americana em um “buraco muito profundo”. “Perdemos mercados que levaram décadas para serem construídos e, pior ainda, perdemos a nossa reputação como um parceiro comercial confiável. Ameaças para fechar nossa fronteira pioram essa reputação, cavando o nosso buraco mais fundo e deprimindo os preços agrícolas nos próximos anos”, indica. 

De acordo com o Departamento de Estatísticas da Agricultura e Serviço de Pesquisa Econômica dos EUA, é esperado que o México seja o segundo maior parceiro comercial do País, em termos de agricultura.  


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink