CI

Agricultores dos EUA cautelosos com dicamba; Bayer garante segurança

Herbicida é aprovado pela Agência de Proteção ambiental, mas a aplicação incorreta leva à deriva


Foto: Marcel Oliveira

Alguns agricultores dos Estados Unidos ouvidos pela ONG US Right to Know estão temendo que o herbicida dicamba cause mais alguns prejuízos em função da deriva, enquanto aguardam uma decisão judicial sobre o defensivo. Com a mudança do calendário para junho, os agricultores do Centro-Oeste dos EUA estão concluindo o plantio de novas culturas de soja e cuidando dos novos campos de milho e hortaliças. 

Jack Geiger, um agricultor orgânico certificado em Robinson, Kansas, descreve as últimas safras de verão como caracterizadas pelo “caos” e disse que perdeu parcialmente a certificação para um campo de culturas orgânicas devido à contaminação com dicamba que havia sido pulverizado em outro lugar. Agora ele está implorando aos vizinhos que pulverizam o herbicida em seus campos para garantir que o produto químico fique fora de sua propriedade. 

Os agricultores usam herbicidas à base de dicamba há mais de 50 anos, mas tradicionalmente evitam aplicar o herbicida durante os meses quentes de verão e raramente, ou nunca, sobre grandes extensões de terra, devido à maior volatilidade do produto químico, que se aplicado incorretamente pode se afastar das áreas-alvo pretendidas. 

A Monsanto, que agora é de propriedade da Bayer AG, juntamente com a BASF e Corteva AgriScience, obteve aprovação da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para comercializar novas formulações de herbicidas de dicamba para pulverização no topo de culturas tolerantes a dicamba. As empresas alegaram que suas novas versões do dicamba não se volatizariam e flutuariam, como eram conhecidas as versões mais antigas dos produtos para matar ervas daninhas. 

Um consórcio de grupos de agricultores e consumidores processou a EPA por apoiar o uso exagerado dos herbicidas dicamba e agora aguarda uma decisão do nono circuito do tribunal de apelações em São Francisco. Advogados da Monsanto, representando a empresa como uma unidade da Bayer, disseram que os autores não têm argumentos confiáveis. Confira a resposta da fabricante:

POSICIONAMENTO BAYER

A Bayer apoia plenamente os produtos XtendiMax que têm como base o dicamba. Temos orgulho do nosso papel de trazer inovações como estas para ajudar os produtores no cultivo de culturas saudáveis, com segurança, sucesso e sustentabilidade.

A EPA conduziu uma extensa análise e considerou todos os aspectos científicos relevantes antes de emitir o atual registro para o XtendiMax. Em outubro de 2018, a EPA estendeu o registro do XtendiMax e declarou que “Esta decisão foi tomada com base em dados derivados de extensas colaborações entre a EPA, os órgãos reguladores estaduais, os produtores, os pesquisadores acadêmicos, os fabricantes de pesticidas e outros stakeholders. A EPA entende que o dicamba é uma valiosa ferramenta no controle de pragas para os produtores americanos.” A decisão tomada pela EPA, que foi fundamentada na ciência, reafirma que esta ferramenta é vital para os produtores.

Tratamos com muita seriedade nossa responsabilidade de gestão de produtos ao introduzir uma nova tecnologia, e continuaremos a oferecer treinamentos, recursos e outros tipos de suporte para ajudar a garantir que os produtores possam usar essa tecnologia com ainda mais sucesso.

Desde 2018, a Bayer treinou mais de 84 mil produtores e aplicadores certificados, ajudando a garantir que a aplicação e utilização dos produtos sejam feitas de acordo com as especificações dos rótulos. Continuamos buscando novas maneiras de chegar a produtores e aplicadores certificados com mais opções de treinamento, incluindo capacitação on-line, webinars ao vivo e eventos com treinamentos presenciais. Clique aqui para obter mais informações sobre nosso treinamento e outras formas de suporte.

Além dos treinamentos, tomamos várias medidas nos últimos anos visando ajudar nossos clientes para que fizessem um uso bem sucedido do XtendiMax, incluindo o lançamento do aplicativo RRXtend Spray, o programa "Pulverize cedo com confiança", a ferramenta "Encontre um Aplicador", vários recursos on-line e oferecemos o serviço de apoio técnico ao cliente através do número 1-844-RR-XTEND. Clique aqui para mais informações sobre esses recursos.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.