CI

Agricultores dos EUA voltam pensamento ao coronavírus

Ao mesmo tempo, menos fazendeiros disseram estar preocupados com o impacto financeiro


Foto: Pixabay

Agricultores e pecuaristas dos Estados Unidos estão cada vez mais se concentrando no acesso ao mercado para suas colheitas e gado, à medida que o coronavírus atinge o mundo, disse o Barômetro da Economia Agrícola na terça-feira. Em uma pesquisa da Purdue University para a avaliação mensal do sentimento do agricultor, 45% dos produtores disseram que o acesso ao mercado era a preocupação número 1 “em relação à sua fazenda e à situação da Covid-19”, um aumento de 11 pontos em relação ao mês anterior. 

Ao mesmo tempo, menos fazendeiros disseram estar preocupados com o impacto financeiro da Covid-19 em suas fazendas. Um terço dos produtores escolheu “financeiro” como sua principal preocupação, uma queda de 9 pontos. Até agora, as preocupações financeiras estavam em segundo lugar nas pesquisas de acesso ao mercado. 

“As expectativas de safras excelentes neste ano, combinadas com altas de preços durante agosto para a maioria das commodities agrícolas”, alimentaram uma melhora dramática na confiança dos agricultores, disseram os economistas do Purdue James Mintert e Michael Langemeier, que supervisionam o barômetro. “Os produtores também indicaram que estão mais otimistas com o aumento das exportações agrícolas do que nos últimos meses, talvez como resultado de notícias recentes sobre vendas adicionais de exportação para a China.” A leitura atual do barômetro de 144 foi a mais alta desde fevereiro, pouco antes do aparecimento do coronavírus, e aumentou 33 pontos em um mês. 

Purdue não fez uma pergunta complementar à sua consulta sobre a principal preocupação da Covid, “portanto, não podemos ter certeza do que se passava na cabeça dos produtores”, disse Mintert por e-mail. Preços mais altos e relatórios de grandes vendas de exportação provavelmente reduziram a preocupação com finanças, disse ele. “O acesso ao mercado foi um grande problema para os produtores de gado nesta primavera, então suspeito que foi isso que o impulsionou em relação a outras preocupações.” 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.