CI

Agricultores familiares fazem negócios da ordem de R$ 20 milhões na APAS 2013


Na próxima segunda-feira (20), a Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg), do Rio Grande do Sul, vai fechar os detalhes para a comercialização de sucos com a rede Walmart, para o mercado de São Paulo. A cooperativa fez a pré-negociação durante a APAS 2013 – 29° Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, em São Paulo. A Coopeg expôs seus produtos no espaço do MDA na feira, realizada de 06 a 09 de maio, juntamente com outras oito cooperativas que têm produtos e alimentos produzidos por agricultores familiares.


A estimativa de geração de negócios anual é de aproximadamente R$ 20 milhões para as cooperativas que participaram da maior encontro do setor de supermercados do mundo. As negociações serão efetivadas nos próximos meses. Para a geração de negócios mensais, a expectativa é de R$ 1,6 milhão.

“Foi maravilhoso, essa foi uma das melhores feiras que participamos nos últimos anos em qualidade de comercialização. AS pessoas estavam focadas em conhecer novos fornecedores e novos produtos”, avalia a presidente da Coopeg, Salete Arruda. Ela conta que as pré-negociações também envolvem outros mercados menores de São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Mato Grosso e do Paraná. A Coopeg, que vende sucos de uva, vinhos e espumantes, representa 47 famílias de produtores.

As demais cooperativas participantes reúnem o trabalho de mais de dez mil agricultores familiares brasileiros. Durante os quatro dias de evento, os representantes das cooperativas realizaram 130 contatos com entidades comerciais – entre distribuidores (36% dos contatos), representantes comerciais (32%), supermercados (16%), indústria, fornecedores e outros.

O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Nilton Pinho de Bem observa que a participação das cooperativas cumpriu seu objetivo de dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar, “produtos diferenciados e com qualidade para serem inseridos nos grandes mercados."


Os estados que demonstraram maior interesse de acesso a mercado pelos empreendimentos familiares são: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Pão de Açúcar, Walmart, Zaffari e Dia foram os grandes compradores que visitaram o espaço do MDA. Entre as instituições que se interessaram no trabalho e produtos da agricultura familiar estavam o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Sindicatos dos Representantes Comerciais e Empresas do Estado de São Paulo.

APAS

A maior feira de supermercados do mundo teve sua 29ª edição em 2013. A APAS – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados teve como tema “Capitalismo Consciente – prosperar construindo relações de valor para todos”.¬ Ocupou 68 mil m² de área de exposição, com mais de 550 expositores e negócios da ordem de R$ 5 bilhões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.