Agricultores familiares já podem financiar lavouras

Agronegócio

Agricultores familiares já podem financiar lavouras

Produtores de mandioca já podem utilizar o crédito agrícola e os benefícios do Proagro
Por:
98 acessos
Produtores de mandioca já podem utilizar o crédito agrícola e os benefícios do Proagro para o financiamento das lavouras. As variedades exploradas em Mato Grosso do Sul já foram incluídas no Cadastro de Cultivar Local, Tradicional ou Crioula da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, condição exigida para a inclusão nos programas de crédito.


A cultura da mandioca é de grande importância social e econômica para Mato Grosso do Sul, gerando emprego e renda para agricultores familiares. Hoje são mais de 26 mil hectares (dados do IBGE/levantamento sistemático de produção agrícola de dezembro de 2010) plantados em todo o Estado. A cultura utiliza muito o crédito rural Pronaf para financiamentos das lavouras e um dos maiores entraves existentes era a falta de registro das cultivares exploradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC).


O problema veio à tona através de um relato do Prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, durante uma plenária do Conselho Estadual de desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS). A responsabilidade de buscar uma solução para reverter a situação ficou a cargo da Embrapa CPAO de Dourados, que de imediato buscou o o registro das variedades exploradas em Mato Grosso do Sul como variedade crioula no Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), possibilitando assim o enquadramento nos financiamentos.


Confira relação das cultivares incluídas no Cadastro de Cultivar Local, Tradicional ou Crioula/MDA:

- Fécula Branca

- Espeto

- Fibra

- Olho Junto

- Cascuda

- Baianinha

- Nega Maluca

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink