Agricultores familiares negociam vendas na Fenagro
CI
Agronegócio

Agricultores familiares negociam vendas na Fenagro

Mesas redondas promovidas pelo Sebrae possibilitam troca de informações e experiência entre produtores e compradores
Por:
Mesas redondas promovidas pelo Sebrae possibilitam troca de informações e experiência entre produtores e compradores

Carlos Santos, 41, é um dos agricultores familiares que integram a Associação de Apicultores de Canavieiras, a 559 km de Salvador. Há dois meses, eles começaram a aprimorar a sua produção, com a inauguração de uma Unidade de Beneficiamento de Pólen, a primeira do Brasil. Com essa melhora na produção, o grupo busca agora expandir a presença no mercado e uma das estratégias é a participação na 24ª Fenagro (Feira Nacional da Agropecuária), que acontece na capital baiana até o próximo dia 4 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias.


Carlos afirma que a participação no maior evento de agronegócio da Bahia está rendendo bons resultados. “Já negociamos com alguns empresários e alguns consumidores que visitam o local”, disse. Para ele, a visibilidade dos produtos é o grandes benefício da feira. “Podemos divulgar o nosso trabalho para um público variado e isso é muito importante para nós”, destacou. Os estandes da agricultura familiar estão na II Feira Baiana de Agricultura Familiar, que acontece dentro da Fenagro.

Para promover o acesso a mercado dos agricultores familiares, o Sebrae promove mesas redondas entre os produtores e empresários durante a Fenagro. Manuel Lessa, 45, representante da Central Baiana de Supermercados (CBS Mix), participou da mesa redonda com os agricultores familiares. Segundo ele, o diálogo foi bastante produtivo. “Podemos conhecer o que eles têm a oferecer, enquanto nós explicamos quais os procedimentos necessários para fazermos as compras. É uma troca de experiências e, no final, todos saem ganhando”, pontuou.


A supervisora de Acesso a Mercado do Sebrae na Bahia, Sueli De Paula, explicou que a participação da instituição na Fenagro consiste, principalmente, na promoção da expansão dos negócios para os produtores. Este ano, o grande diferencial é a reunião, em um único espaço, das consultorias disponibilizadas pelo Sebrae e pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Além das mesas redondas, temos rodadas de negócio e consultores de plantão no estande para fornecer orientação empresarial”, disse.

O superintendente do Senar na Bahia, Geraldo Machado, destacou que a parceria entre as duas instituições tem como objetivo comum a capacitação do homem do campo. “Enquanto o Senar está atuando com questões técnicas voltadas para produção, o Sebrae atua da porteira para fora, ou seja, nos processos de gestão e acesso a mercado para os produtores rurais da Bahia. Trazer essa parceria para a Fenagro determina uma circunstância histórica favorável às duas instituições”, concluiu.


A Fenagro 2011 é uma realização da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia e conta com a parceria do Sebrae, Sistema Faeb/Senar, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Petrobras e Governo Federal, entre outras entidades.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.