CI

Agricultores familiares participam da Biofach Latina 2010

O evento será realizado na próxima quarta-semana, de 3 a 5 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), apoia, pelo oitavo ano, a participação de organizações da agricultura familiar na BioFach América Latina. O evento será realizado na próxima quarta-semana, de 3 a 5 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Foram selecionados pelo MDA 13 empreendimentos para a edição de 2010. Serão levados para a feira produtos como suco concentrado de maracujá, laranja, tangerina, café, cachaça de alambique, cacau, geleias, doces, molhos, extrato de tomate, tomate seco, banana passa, sucos tropicais de goiaba, manga, suco de uva, óleo essencial de mandarina verde, laranja e mandarina madura, arroz, entre outros.

Participam este ano as seguintes organizações: Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (COOPEALNOR); Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (APROTAQ); Aguardente Tiquara Ind. Com. e Exportação Ltda; Cooperativa de Produtores Orgânicos da Amazônia (COPOAM); Cooperativa Aecia de Agricultores Ecologistas Ltda; Associação das Agroindústrias Familiares da Região do Vale do Caí e Taquari (AGROFAMÍLIA); Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí Ltda (ECOCITRUS); Cooperafe Regional das Agroindústrias Ecológicas do Vale do Rio Uruguai (COOPERAFE); Fazenda BioLand Agroindústria Ltda; Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (COOPERNATURAL); Cooperativa de Produção Agropecúária Nova Santa Rita Ltda (COOPAN); Vinícola De Cezaro Ltda; e Associação Biodinâmica do Sul do Brasil (ABD Sul).

Foram selecionados empreendimentos da agricultura familiar que trabalham com produtos orgânicos certificados e com potencial de apresentação para o mercado nacional e internacional.

A BioFach América Latina, realizada desde 2003, é uma feira de negócios voltados para o setor de orgânicos. É um espaço onde os empreendimentos podem expor e lançar novos produtos, promover degustações, agendar visitas, conhecer fornecedores e compradores de produtos orgânicos, prospectar e realizar negócios. Atualmente, a BioFach América Latina se configura como o principal evento internacional do setor de orgânicos da América Latina.

ExpoSustentat

Paralelo a BioFach se realiza a ExpoSustentat, que promove iniciativas de mercado justo e de desenvolvimento sustentável. Na ExpoSustentat, o MDA estará presente na Praça da Sociobiodiversidade, espaço dedicado ao Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade. O espaço é uma parceria com os ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e apoio da Cooperação Técnica Alemã GTZ.

A Praça da Sociobiodiversidade congrega empreendimentos constituídos por Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares que utilizam os recursos da biodiversidade brasileira para sua viabilidade econômica e socioambiental. Participam desta primeira edição na ExpoSustentat, 38 empreendimentos e Redes de empreendimentos dos Biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. A Praça é uma vitrine de exposição, comercialização e de diálogo com consumidores, empresários, formadores de opinião, imprensa e população em geral.

Haverá durante os três dias da feira apresentação de painéis sobre o Plano Nacional, a Copa 2014 Sustentável e suas oportunidades.

O MDA também estará presente na feira com o estande do Talentos do Brasil, programa que tem o objetivo de promover a geração de trabalho e renda baseada na atividade da moda artesanal, organizada em comunidades rurais, com foco na emancipação sustentável, com responsabilidade social, cultural, econômica e ambiental.

Em estande próprio, o Talentos do Brasil traz para os visitantes a Coleção de Moda 2010 intitulada Passarada, lançada em junho deste ano em Brasília (DF) e apresentada, em setembro, no Salão Prêt-à-Porter Paris, na França.

Serviço:
O que: Biofach Latina e Exposustentat
Quando: 3 a 5 de novembro
Onde: Transamérica Expo Center, em São Paulo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.