CI

Agricultores familiares participam de feira de produção orgânica

A Biofach 2011 ocorre entre os dias 16 e 19 de fevereiro, na Alemanha


Dez empreendimentos da agricultura familiar e da reforma agrária de diferentes regiões do país participam a partir desta quarta-feira (16) da Biofach 2011. Realizada até 19 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. Esta é considerada a maior feira de produtos orgânicos do mundo e inaugura um calendário de eventos que inclui China, Japão, Estados Unidos, Índia e Brasil(São Paulo), com a edição para a América Latina.

Os empreendimentos (cooperativas e associações) familiares, apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foram selecionados de acordo com critérios como certificação de produção orgânica reconhecida na Comunidade Européia, adequação dos produtos à legislação sanitária e agrícola da Comunidade Européia, capacidade produtiva e potencial de oferta de produtos com regularidade.

“A diversificação da produção e da renda familiar tem sido uma das alternativas encontradas pelo MDA para geração de renda e agregação de valor entre os agricultores familiares”, explica o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério (SAF/MDA), Arnoldo de Campos. “A Biofach é mais uma forma de dar visibilidade ao produto orgânico da agricultura familiar brasileira no mercado internacional, principalmente o europeu”, ressalta.

Oportunidade de mercado
No estande de 112 metros quadrados, os dez empreendimentos brasileiros vão expor e promover degustação de sua produção orgânica de castanha-do-brasil, cachaças, licores, açúcar mascavo, melado de cana, cacau em amêndoas, composto de mel e própolis, sucos, óleos essenciais, café e doces, entre outros. Realizada anualmente (em fevereiro), a Biofach é caracterizada como uma feira de negócios, onde não é permitida venda direta de produtos. É um espaço para agendar visitas, conhecer fornecedores e compradores de produtos orgânicos certificados, conhecer novas tecnologias, prospectar e realizar negócios.

Para viabilizar a participação do Brasil na Biofach 2011, o MDA conta com o apoio do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), sociedade civil sem fins lucrativos que coopera com a administração pública na implementação de políticas que aceleram o desenvolvimento econômico e social. O Ministério participa do evento desde 2003. A cada ano a participação das organizações familiares na feira é mais qualificada.

Estarão presentes na Biofach 2011 os seguintes empreendimentos: Cooperativa mista extrativista vegetal dos agricultores do laranjal do Jari (Comaja); Cooperativa agropecuária familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc); Cachaçaria Weber Haus (WH); Cooperativa dos beneficiadores artesanais de castanha de caju do Rio Grande do Norte (Coopercaju); Cooperativa agropecuária de produtos orgânicos da terra (Cooperterra); Cooperativa de produtos orgânicos da Amazônia(Copoam), Central das cooperativas apícolas do semiárido brasileiro (Casa Apis), Cooperativa regional das agroindústrias familiares ecológicas do Vale do Rio Uruguai(Cooperafe), Cooperativa dos citricultores ecológicos do Vale do Cai (Ecocitrus), Cooperativa dos produtores rurais organizados para ajuda mútua (Coocaram) e a Associação brasileira da agricultura familiar orgânica, agroecológica e agroextrativista (Abrabio).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.