Agricultores gaúchos antecipam a compra de insumos para a safra de verão

Agronegócio

Agricultores gaúchos antecipam a compra de insumos para a safra de verão

A expectativa é que a economia chegue a 25% do que foi gasto no ano passado
Por:
264 acessos

Agricultores gaúchos aproveitam a queda no preço dos insumos para antecipar as compras para a safra de verão. A expectativa é que a economia chegue a 25% do que foi gasto no ano passado.

O agricultor Luis Manfio, de Cruz Alta, região noroeste do Rio Grande do Sul, já está comprando os insumos para a safra de verão 2009/2010. Ele quis antecipar os negócios para aproveitar preços mais baixos.

“Este ano está melhor que o ano passado porque os custos estão mais baixos. O adubo baixou bastante”, disse seu Luis.

O fertilizante, que é responsável por 30% do custo total da lavoura, foi o produto que registrou a maior queda. Em 2008, a tonelada custava uma média de R$ 1,8 mil. Este ano, sai por aproximadamente R$ 900 a tonelada.

“Tomara que essa redução continue até a hora do plantio, mas não te dá uma garantia que em setembro outubro nós vamos ter os mesmos preços”, disse o cerealista Vitor Marasca.

A diferença no preço de alguns insumos pode chegar até 40% em relação ao ano passado. O agricultor Romilton de Bortoli aproveitou o momento para investir e foi as compras para garantir a qualidade da safra de verão.

Por causa do preço acessível, o agricultor pretende colocar mais adubo na lavoura de soja. Será cerca de 10% a mais comparando com a safra passada. Parte da mercadoria já foi entregue na propriedade da família de seu Romilton. Dos cinco irmãos que trabalham juntos, é ele que cuida do setor administrativo.

“A gente trabalha sempre com o custo de sacos por hectare. Então, quando diminui o custo em sacos por hectare, obviamente, no futuro sobrará mais”, calculou seu Romilton.

Os cálculos foram feitos tendo como base o cultivo da soja.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink